Questões de Concurso
Filtrar
                
                  808 Questões de concurso encontradas                
                
                
                  Página 121 de 162                
                
                      Questões por página:
    
                    
                
              
              
            
            Questões por página:
    
                    
                Concurso:
                 Prefeitura Municipal de Campo Verde - MT
              
              
              
              
                
                  Disciplina:
                  
                    
                      Pedagogia                    
                  
                  
                
              
            
                Concurso:
                 Prefeitura Municipal de Campo Verde - MT
              
              
              
              
                
                  Disciplina:
                  
                    
                      Pedagogia                    
                  
                  
                
              
                “Aprimorar a prática pedagógica na sala de aula, para que todos os alunos aprendam sempre.” Tal afirmativa tem como finalidade: 
   
    
                Concurso:
                 Prefeitura Municipal de Campo Verde - MT
              
              
              
              
                
                  Disciplina:
                  
                    
                      Pedagogia                    
                  
                  
                
              
                Do conjunto de relações interativas necessárias para facilitar a aprendizagem, se deduz uma série de funções dos professores, que têm como ponto de partida o próprio planejamento. Podemos caracterizar essas funções dentre outras, da seguinte maneira, EXCETO:   
    
                Concurso:
                 Prefeitura Municipal de Campo Verde - MT
              
              
              
              
                
                  Disciplina:
                  
                    
                      Pedagogia                    
                  
                  
                
              
                Jacques Delors (1998), no livro Educação: “um tesouro a descobrir, aponta como principal consequência da sociedade do conhecimento a necessidade de uma aprendizagem ao longo de toda a vida fundada em quatro pilares que são ao mesmo tempo pilares do conhecimento e de formação continuada.” Esses pilares podem ser tomados também como bússola para nos orientar rumo ao futuro da educação. São eles:   
    
                
                  Disciplina:
                  
                    
                      Pedagogia                    
                  
                  
                
              
            A avaliação, como elemento didático, apresenta inúmeras variações, caracterizadas ora entre o modo como é proposta na teoria e a sua caracterização na prática escolar, ora ao assumir propósitos específicos, de acordo com a abordagem de ensino. Isso decorre da intenção do ensino, uma vez que adquirir conhecimentos e desenvolver múltiplas habilidades é condição intelectual transformadora de condutas, hábitos e atitudes sociais, políticas, religiosas, culturais. Por esta razão intencional apresentada pelas diferentes abordagens é que se alteram os modos de avaliação, de forma que em cada abordagem há uma maneira peculiar de avaliar. Analise as especificidades das práticas avaliativas a seguir. 
 
I. Avaliação pela reflexão, análise e ponderações feitas em grupos com participação de professores e alunos; momento dialético de avanço para crescimento da autonomia.
 
II. Avaliação com referência em competências e habilidades pessoais avaliadas por testes objetivos.
 
III. Avaliação de saberes memorizados; ênfase no conteúdo como fim; provas escritas e orais com notas ou conceitos estáticos; vigilância severa.
 
IV. Autoavaliação; processo contínuo de avaliação pelo professor ao longo do ano.
 
Estas práticas estão, respectivamente, de acordo com as seguintes abordagens:
    I. Avaliação pela reflexão, análise e ponderações feitas em grupos com participação de professores e alunos; momento dialético de avanço para crescimento da autonomia.
II. Avaliação com referência em competências e habilidades pessoais avaliadas por testes objetivos.
III. Avaliação de saberes memorizados; ênfase no conteúdo como fim; provas escritas e orais com notas ou conceitos estáticos; vigilância severa.
IV. Autoavaliação; processo contínuo de avaliação pelo professor ao longo do ano.
Estas práticas estão, respectivamente, de acordo com as seguintes abordagens: