Questões de Concurso
Filtrar
754 Questões de concurso encontradas
Página 127 de 151
Questões por página:
Questões por página:
Concurso:
Prefeitura de Jardim do Seridó - RN
Disciplina:
Pedagogia
Metodologia de ensino compreende um conjunto de técnicas e processos que têm como objetivo prover formação para os estudantes em áreas específicas do conhecimento. As novas metodologias de ensino têm como missão facilitar o aprendizado com vistas a desenvolver o protagonismo estudantil. Dessa forma, numa metodologia de ensino construtivista, o professor atua como
Concurso:
Prefeitura de Jardim do Seridó - RN
Disciplina:
Pedagogia
De acordo com Cordeiro (2009), o processo de ensino e aprendizagem na sala de aula ocorre por meio de um conjunto de relações humanas, consequentemente, sociais e históricas, denominada como relação pedagógica, a qual engloba o conjunto de interações que se estabelecem na tríade: professor–estudante– conhecimento. Logo, pensar o ensino e a aprendizagem em termos de relação pedagógica implica admitir a complexidade da situação da sala de aula considerando as dimensões
Concurso:
Universidade do Estado do Pará (UEPA)
Disciplina:
Pedagogia
Por metodologias ativas, entende-se as diferentes formas de desenvolver o processo do aprender que os professores utilizam, com a intenção da formação crítica de futuros profissionais, em várias áreas do saber. São técnicas características das metodologias ativas de ensino:
Disciplina:
Pedagogia
Leia abaixo, uma citação do texto “O uso de metodologias ativas colaborativas e a formação de competências” do site do Ministério da Educação – MEC.
“A aprendizagem significativa é aquela que possibilita a construção do sujeito. Para tanto, o conhecimento é construído e reconstruído ______ pelos educadores e aprendizes e, a partir dessa reconstrução, o estudante desenvolve competências que o torne autônomo, questionador e consciente da necessidade de um constante aprendizado, que está sempre inacabado. Na construção da aprendizagem, o educador é o responsável pelo _________ do aluno, assumindo o papel de designer de experiências cognitivas, estéticas, sociais e pessoais. Cabe a ele a condução da formação de ________ e a colaboração no processo para que o estudante aprenda a aprender. Diante de interesses e necessidades, o educador se torna mediador e procura instigar o aprendiz à pesquisa e ao desenvolvimento de uma visão crítica, por meio de formulação de problemas e hipóteses. Nesse processo, cabe ao estudante ser protagonista da sua aprendizagem.” (MEC – BNCC - O uso de metodologias ativas colaborativas e a formação de competências. Disponível em: O uso de metodologias ativas colaborativas e a formação de competências (mec.gov.br) )
Assinale a alternativa que preencha correta e respectivamente as lacunas.
“A aprendizagem significativa é aquela que possibilita a construção do sujeito. Para tanto, o conhecimento é construído e reconstruído ______ pelos educadores e aprendizes e, a partir dessa reconstrução, o estudante desenvolve competências que o torne autônomo, questionador e consciente da necessidade de um constante aprendizado, que está sempre inacabado. Na construção da aprendizagem, o educador é o responsável pelo _________ do aluno, assumindo o papel de designer de experiências cognitivas, estéticas, sociais e pessoais. Cabe a ele a condução da formação de ________ e a colaboração no processo para que o estudante aprenda a aprender. Diante de interesses e necessidades, o educador se torna mediador e procura instigar o aprendiz à pesquisa e ao desenvolvimento de uma visão crítica, por meio de formulação de problemas e hipóteses. Nesse processo, cabe ao estudante ser protagonista da sua aprendizagem.” (MEC – BNCC - O uso de metodologias ativas colaborativas e a formação de competências. Disponível em: O uso de metodologias ativas colaborativas e a formação de competências (mec.gov.br) )
Assinale a alternativa que preencha correta e respectivamente as lacunas.
Disciplina:
Pedagogia
São estratégias de ensino que têm por objetivo incentivar os estudantes a aprenderem de forma autônoma e participativa, por meio de problemas e situações reais, realizando tarefas que os estimulem a pensar além, a terem iniciativa, a debaterem, tornando-se responsáveis pela construção de conhecimento. Neste modelo, o professor torna-se coadjuvante nos processos de ensino e aprendizagem, permitindo aos estudantes o protagonismo de seu aprendizado. Assinale a alternativa que apresenta a que metodologias o texto se refere.