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Concurso:
Prefeitura de Florianópolis - SC
Disciplina:
Pedagogia
Com base no texto “Desafios para os Componentes Curriculares das Línguas” presente no documento intitulado “Proposta Curricular da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis (2016)”, e nas diretrizes para o ensino de Língua Estrangeira, que seguem uma abordagem histórico-cultural, analise as afirmativas.
I. A abordagem histórico-cultural no ensino de línguas valoriza a gramática prescritiva, pois ela proporciona uma base sólida para o aprendizado da estrutura linguística;
II. O foco da proposta histórico-cultural está na interação social e no uso crítico das línguas, o que inclui o uso do vocabulário e da gramática em contextos reais, não apenas como conteúdo normativo;
III. A formação docente para o ensino de línguas deve priorizar o ensino de conteúdos gramaticais em detrimento dos gêneros textuais, pois isso facilita a apropriação das regras da língua;
IV. A ausência de atividades que tratem do vocabulário e da gramática de forma contextualizada pode prejudicar a compreensão dos usos sociointeracionais da língua;
V. O uso de diferentes gêneros discursivos na sala de aula permite que os estudantes compreendam a funcionalidade da gramática e do vocabulário, relacionando-as aos seus usos em diferentes contextos de interação social.
Estão corretas, apenas:
I. A abordagem histórico-cultural no ensino de línguas valoriza a gramática prescritiva, pois ela proporciona uma base sólida para o aprendizado da estrutura linguística;
II. O foco da proposta histórico-cultural está na interação social e no uso crítico das línguas, o que inclui o uso do vocabulário e da gramática em contextos reais, não apenas como conteúdo normativo;
III. A formação docente para o ensino de línguas deve priorizar o ensino de conteúdos gramaticais em detrimento dos gêneros textuais, pois isso facilita a apropriação das regras da língua;
IV. A ausência de atividades que tratem do vocabulário e da gramática de forma contextualizada pode prejudicar a compreensão dos usos sociointeracionais da língua;
V. O uso de diferentes gêneros discursivos na sala de aula permite que os estudantes compreendam a funcionalidade da gramática e do vocabulário, relacionando-as aos seus usos em diferentes contextos de interação social.
Estão corretas, apenas:
Concurso:
Prefeitura de Florianópolis - SC
Disciplina:
Pedagogia
Tendo em vista as três concepções de linguagem apontadas por Geraldi (2003) — i) linguagem como expressão do pensamento, ii) linguagem como instrumento de comunicação, e iii) linguagem como forma de interação — qual dessas concepções tende a privilegiar a ideia de que a língua reflete diretamente os pensamentos do falante, sem considerar a influência do ambiente sociocultural?
Concurso:
Prefeitura de Florianópolis - SC
Disciplina:
Pedagogia
No contexto da educação de idosos, é essencial compreender os desafios específicos dessa faixa etária.
Qual alternativa descreve uma prática pedagógica que considera as necessidades de aprendizagem desse grupo?
Qual alternativa descreve uma prática pedagógica que considera as necessidades de aprendizagem desse grupo?
Disciplina:
Pedagogia
A disponibilidade do aluno na aprendizagem é essencial para que uma aprendizagem significativa aconteça. Nesse contexto, é correto afirmar que
Sobre o fracasso escolar nas abordagens atuais, analise as assertivas a seguir:
I. O fracasso escolar é compreendido como resultado de múltiplos fatores, incluindo desigualdades socioeconômicas, práticas pedagógicas inadequadas e falta de políticas públicas efetivas.
II. As abordagens atuais enfatizam que o fracasso escolar está diretamente relacionado à incapacidade cognitiva individual dos estudantes.
III. A relação entre escola, família e comunidade é apontada como fundamental para a superação do fracasso escolar, promovendo ações integradas e contextualizadas.
Das assertivas, pode-se afirmar que:
I. O fracasso escolar é compreendido como resultado de múltiplos fatores, incluindo desigualdades socioeconômicas, práticas pedagógicas inadequadas e falta de políticas públicas efetivas.
II. As abordagens atuais enfatizam que o fracasso escolar está diretamente relacionado à incapacidade cognitiva individual dos estudantes.
III. A relação entre escola, família e comunidade é apontada como fundamental para a superação do fracasso escolar, promovendo ações integradas e contextualizadas.
Das assertivas, pode-se afirmar que: