Questões de Concurso
Filtrar
778 Questões de concurso encontradas
Página 2 de 156
Questões por página:
Questões por página:
Concurso:
Prefeitura de Farroupilha - RS
Disciplina:
Pedagogia
De acordo com Perrenoud (2000), assinale a alternativa que NÃO corresponde a uma das competências gerais para ensinar.
Concurso:
Prefeitura de Farroupilha - RS
Disciplina:
Pedagogia
Segundo Feuerstein (2009), três elementos são importantes no processo de mediação na aprendizagem. São eles:
I. Intenção e reciprocidade.
II. Transcendência.
III. Mediação do significado.
Quais estão corretos?
I. Intenção e reciprocidade.
II. Transcendência.
III. Mediação do significado.
Quais estão corretos?
Concurso:
Prefeitura de Seberi - RS
Disciplina:
Pedagogia
Sobre a aprendizagem da criança, Haetinger (2005) afirma que:
Concurso:
SMED de Belo Horizonte - MG
Disciplina:
Pedagogia
Leia o trecho a seguir.
A aprendizagem se dá quando novas informações são relacionadas com conceitos ou ideias preexistentes na estrutura cognitiva do indivíduo. Esse processo depende da relevância e da clareza do novo material e da capacidade do aluno de relacioná-lo com o que já sabe.
O trecho acima descreve um entendimento a respeito de como se aprende um novo conhecimento. Trata-se da perspectiva contida no conceito de
Concurso:
Prefeitura de Canaã dos Carajás - PA
Disciplina:
Pedagogia
Leia o trecho a seguir.
As competências elementares não deixam de ter relação com os programas escolares e com os saberes disciplinares: exigem noções e conhecimentos de matemática, geografia, biologia, física, economia, psicologia; supõem um domínio da língua e das operações matemáticas básicas; apelam para uma forma de cultura geral que também se adquire na escola. Uma parte das competências que se desenvolvem fora da escola apela para saberes escolares básicos (a noção de mapa, de moeda, de ângulo, de juros, de jornal, de roteiro etc.) e para as habilidades fundamentais (ler, escrever, contar).
Adaptado de PERRENOUD, P. Construir as competências desde a escola. ArtMed, 1999, p.2.
A respeito da pedagogia por competências, assinale a afirmativa correta.
As competências elementares não deixam de ter relação com os programas escolares e com os saberes disciplinares: exigem noções e conhecimentos de matemática, geografia, biologia, física, economia, psicologia; supõem um domínio da língua e das operações matemáticas básicas; apelam para uma forma de cultura geral que também se adquire na escola. Uma parte das competências que se desenvolvem fora da escola apela para saberes escolares básicos (a noção de mapa, de moeda, de ângulo, de juros, de jornal, de roteiro etc.) e para as habilidades fundamentais (ler, escrever, contar).
Adaptado de PERRENOUD, P. Construir as competências desde a escola. ArtMed, 1999, p.2.
A respeito da pedagogia por competências, assinale a afirmativa correta.