Questões de Concurso
Filtrar
748 Questões de concurso encontradas
Página 2 de 150
Questões por página:
Apesar da evolução dos significados sobre a problemática da avaliação da aprendizagem ter gerado, nos últimos tempos, mudanças significativas no processo educativo, ainda conduz à questionamentos e reflexões na busca de uma ressignificação diante da complexidade e dos desafios postos a educação e suas intermediações com a universalização da educação básica no Brasil, a formação continuada dos professores e suas práticas avaliativas.
Disponível em: https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/8070 . Acesso em: 19 jan.2024.(adaptado).
Considerando o texto apresentado sobre a avaliação da aprendizagem, seus pressupostos como instrumento de mediação e potencialização do processo de ensino aprendizagem, avalie as afirmações a seguir.
I. Como abordagem libertadora é ação reflexiva, postura cooperativa entre os alunos, privilégio à aprendizagem e consciência crítica e de responsabilidade de todos os envolvidos.
II. Como opção mediadora é embasada em três princípios condutores para a transformação das práticas pedagógicas: da investigação docente, da complementaridade e da provisoriedade dos registros em avaliação.
III. Baseada na concepção dialógica não possui caráter punitivo o qual caracteriza a avaliação na concepção bancária e burocrática da escola.
IV. Centrada numa perspectiva democrática e libertadora a avaliação deve renegar o contexto social e político.
V. Em uma concepção classificatória a avaliação é realizada por meio de um instrumento, comumente chamado de prova.
É CORRETO apenas o que se afirma em:
LASAKOSWITSCK, Ronaldo. Dez metodologias ativas de aprendizagem: ativa, inovativa, criativa e colaborativa [livro eletrônico]. São Paulo: Editora Dialética,2024
Acerca do tema apresentado sobre metodologias ativas e os diferentes tipos presentes no processo de ensino e aprendizagem, avalie as afirmações a seguir:
I. Aprendizagem Baseada em problemas.
II. Aprendizagem em Equipe ou Aprendizagem por Times (TBL).
III. Aprendizagem Mecânica.
IV.Gamificação.
V. Word Café.
É CORRETO apenas o que se afirma em:
"A dimensão _______________ é normalmente associada à competência em desenvolver raciocínios dedutivos, em construir ou acompanhar longas cadeias de raciocínios, em vislumbrar soluções para problemas lógicos e numéricos, em lidar com números ou outros objetos matemáticos."
Qual alternativa preenche corretamente a lacuna do excerto apresentado?
Tanto a Didática como a Metodologia estudam os métodos de ensino, no entanto, o que as diferem são os pontos de vista que cada um possibilita. Analise as afirmativas e marque a opção CORRETA.
( ) A metodologia estuda os métodos de ensino, classificando-os e descrevendo-os com juízo de valor.
( ) A didática faz um julgamento ou uma crítica do valor dos métodos de ensino.
( ) Podemos ser metodológicos sem sermos didáticos.
( ) Metodologia é o “para que este ensino será utilizado” e Didática é “como o ensino será aplicado”.