Filtrar


Questões por página:
Leia as afirmativas a seguir:
I. A fase de zero a cinco anos de idade é decisiva para a formação psíquica do ser humano, uma vez que nesse período ocorre o ativamento das estruturas inatas genético-constitucionais da personalidade. II. Reprimir a diversidade cultural no ambiente escolar é uma diretriz da avaliação da aprendizagem no Ensino Fundamental. III. A didática é um instrumento de fundamental importância no processo de ensino-aprendizagem, na medida em que possibilita e conforma as relações que alunos e educadores estabelecem entre si, com o conhecimento que constroem, com a tarefa que realizam e com a instituição escolar.
Marque a alternativa CORRETA:
Leia as afirmativas a seguir:
I. O professor que atua na educação de jovens e adultos não deve valorizar a práxis (reflexão sobre a ação dos educandos e sobre a ação do próprio docente).
II. É dever do servidor público retardar qualquer prestação de contas que seja de sua responsabilidade.
III. A autoavaliação é uma situação de aprendizagem em que o aluno desenvolve estratégias de análise e interpretação de suas produções e dos diferentes procedimentos para se avaliar.
Marque a alternativa CORRETA:
Leia as afirmativas a seguir:
I. A educação escolar deve promover momentos em que se possa desenvolver a habilidade de trabalhar em grupo, pois trabalhar em grupo de maneira cooperativa é sempre uma tarefa difícil, mesmo para adultos convencidos de sua necessidade.
II. O espaço de aprendizagem não se restringe à escola, sendo necessário propor atividades que ocorram fora dela.
III. Na educação de jovens e adultos, a bagagem cultural dos alunos não deve ser aproveitada pelo professor, uma vez que não é necessário fazer uma ponte entre o interesse de seus educandos e suas experiências com o conhecimento científico, formal, para que haja uma educação que esteja a serviço desse perfil de aluno.
Marque a alternativa CORRETA:
mostrar texto associado

Analise as informações a seguir:

I. Avaliar é o ato de diagnosticar uma experiência, tendo em vista reorientá-la para produzir o melhor resultado possível. Por isso, não é classificatória nem seletiva, ao contrário, é diagnóstica e inclusiva. O ato de examinar, por outro lado, é classificatório e seletivo e, por isso mesmo, excludente, já que não se destina à construção do melhor resultado possível. Tem a ver, sim, com a classificação estática do que é examinado. O ato de avaliar tem seu foco na construção dos melhores resultados possíveis, enquanto o de examinar está centrado no julgamento de aprovação ou reprovação.

Il. Não raro, professores e professoras repetem modelos inconscientes de agir na prática da avaliação da aprendizagem escolar. Há um equívoco em denominar sua prática de 'avaliação', quando o que se faz é exercitar 'exames', conforme defende Luckesi (2002). Professores, professoras, escolas e sistemas de ensino dizem, muitas vezes, que estão praticando avaliação, pois, assim, existem dias de avaliação, práticas de avaliação, sistemas de avaliação, porém, efetivamente, são dias de exames, práticas de exames, sistemas de exames, ou seja, hábitos que já passaram para o inconsciente e, dessa forma, atua automaticamente, sem se perguntar sobre o verdadeiro sentido daquilo que está fazendo. Inconscientemente, 'examina', porém diz que 'avalia'.

Marque a alternativa CORRETA:

Leia a tirinha abaixo.


Imagem associada para resolução da questão

Imagem associada para resolução da questão

Imagem associada para resolução da questão


A didática envolve uma série de práticas pedagógicas que visam tornar o ensino mais eficiente. Considerando a imagem acima, podemos afirmar que, a prática pedagógica da professora contempla: