Filtrar


Questões por página:
O processo de ensino, objeto de estudo da Didática, não pode ser tratado como atividade restrita ao espaço da sala de aula, tendo em vista que o trabalho docente é uma das modalidades específicas da prática educativa mais ampla que ocorre na sociedade. Portanto, a didática é definida como:
I- A disciplina que estuda os objetivos, conteúdos, os meios e as condições do processo de ensino tendo em vista finalidades educacionais, que são sempre sociais. II- A Ciência que investiga a teoria e a prática da educação nos seus vínculos com a prática social e global. III- Constitui-se de disciplinas propriamente pedagógicas, tais como: a Teoria da Educação, Teoria da Escola, Organização Escolar e Teoria de Ensino.
É CORRETO o que se afirma em:

O trabalho docente, sendo uma atividade intencional e planejada, requer estruturação e organização, a fim de que sejam atingidos os objetivos de ensino. Nesta direção, o professor estrutura as aulas fazendo uso de sequências didáticas que contemple:


I- Elementos de preparação e introdução do objeto de conhecimento.


II- Tratamento didático da matéria nova.


III- Consolidação e aprimoramento dos conhecimentos e habilidades.


IV- Controle e avaliação dos resultados.


É CORRETO o que se afirma em:

O trabalho docente se expressa a partir de fundamentos teóricos e metodológicos que ancoram as práticas dos professores, denominados de princípios didáticos-pedagógicos. Dentre os princípios abaixo, identifique o que serve de base para o desenvolvimento intelectual dos alunos, tendo em vista o limite superior das habilidades do grupo de alunos, em consonância com conhecimentos científicos atuais e com os métodos de investigação próprios.

O projeto de ensino-aprendizagem caracteriza-se como:


I- Uma práxis determinada na especificação de suas mediações.


II- Um guia para transformação do real, conectada às condições concretas.


III- Uma ação guiada pela disciplinaridade.


É CORRETO o que se afirma apenas em

A Escola Jardim das Flores adota a perspectiva teórica segundo a qual “o processo de desenvolvimento progride de forma mais lenta e atrás do processo de aprendizado”. No planejamento e na condução de sua prática pedagógica, Renata, professora do primeiro ano do ensino fundamental, orienta-se pela perspectiva adotada pela escola, pois considera que