Filtrar


Questões por página:
A dimensão da didática independe de nível, modalidade e área de ensino, ou seja, deve estar presente em todo o processo de ensino e aprendizagem do contexto educacional, cabendo ao educador assumir o compromisso com a mesma. Assinale a alternativa INCORRETA sobre a compreensão da didática como teoria e prática do ensino.
Para registrar os interesses e as experiências das crianças na educação infantil, é preciso escutá-las. Essa escuta se faz por meio de observações e registros do que a criança faz, de seus desenhos, de suas produções e de suas falas. Ao conjunto de registros selecionados e organizados para indicar o processo de aprendizagem de cada criança dá-se o nome de:
Ao reconhecer que a aprendizagem progride por meio de sucessivas reorganizações do conhecimento e, assim, eleger o trabalho pedagógico com a complexidade dos objetos de estudo, o professor precisará lidar com a gestão do tempo para garantir uma mudança qualitativa no seu uso. Sendo assim, escolher uma das modalidades organizativas é um desafio a ser encarado pelo docente, tendo em vista as suas peculiaridades. A modalidade que permite uma organização muito flexível do tempo e que oferece contextos nos quais o estudo ganha sentido e aparece como uma atividade que se orienta para a realização de um propósito específico e explícito é o:
Dentre as modalidades organizativas de planejamento, Angelina, professora da educação básica, optou pelos projetos, pois são situações didáticas que trabalham conhecimentos específicos, construídos a partir de:
No processo de construção de conceitos, ações realizadas sobre objetos funcionam como alicerce das conquistas. Quando manipula, encaixa, ordena e estabelece correspondências quantitativas entre objetos, a criança tem a oportunidade de ampliar sua base conceitual. Sendo assim, o professor deve: