Questões de Concurso
Filtrar
845 Questões de concurso encontradas
Página 56 de 169
Questões por página:
Questões por página:
Concurso:
Grupo Hospitalar Conceição (GHC) - RS
Disciplina:
Pedagogia
Relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando os tipos de metodologias ativas às situações práticas vivenciadas em sala de aula, levando em consideração os princípios dessas metodologias ativas.
Coluna 1
1. Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP).
2. Sala de aula invertida.
3. Projeto interdisciplinar.
4. Simulação e role-playing.
Coluna 2
( ) Em uma turma do Ensino Médio, professores de diferentes disciplinas criam um projeto sobre mudanças climáticas. Os alunos, divididos em grupos, pesquisam o tema, analisam dados históricos e matemáticos, e desenvolvem propostas para enfrentar problemas locais relacionados ao clima. Durante o processo, os alunos têm liberdade para buscar informações, aplicar conceitos interdisciplinares e criar soluções inovadoras.
( ) Em uma aula de Ciências Sociais, o professor propõe a simulação de uma conferência da ONU sobre direitos humanos. Os alunos assumem o papel de representantes de diferentes países, cada um defendendo a posição de sua nação sobre um tema específico. O professor fornece apenas um guia inicial, e os alunos devem pesquisar a política e o histórico do país que representam.
( ) No Ensino Superior, o professor envia materiais sobre ética profissional para leitura e vídeo-aulas para estudo prévio. Em sala, os alunos discutem casos práticos, aplicando o conteúdo estudado para resolver dilemas éticos reais. Cada aluno expõe seu ponto de vista, ouvindo e debatendo com os colegas. O professor facilita a discussão, incentivando os alunos a questionarem e aprofundarem suas ideias, promovendo a autonomia e o pensamento crítico.
( ) Em uma turma de Ensino Médio em Biologia, o professor introduz um problema: "Como combater a resistência bacteriana no ambiente hospitalar?". Ele fornece apenas algumas informações iniciais sobre o tema e divide a turma em grupos, deixando que cada grupo explore a situação de forma autônoma. Os alunos são incentivados a formular hipóteses, buscar artigos científicos, consultar especialistas e discutir entre si sobre as causas e possíveis soluções para a resistência bacteriana. Ao final, cada grupo apresenta sua proposta e é avaliado com base na argumentação, originalidade e viabilidade das soluções.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Coluna 1
1. Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP).
2. Sala de aula invertida.
3. Projeto interdisciplinar.
4. Simulação e role-playing.
Coluna 2
( ) Em uma turma do Ensino Médio, professores de diferentes disciplinas criam um projeto sobre mudanças climáticas. Os alunos, divididos em grupos, pesquisam o tema, analisam dados históricos e matemáticos, e desenvolvem propostas para enfrentar problemas locais relacionados ao clima. Durante o processo, os alunos têm liberdade para buscar informações, aplicar conceitos interdisciplinares e criar soluções inovadoras.
( ) Em uma aula de Ciências Sociais, o professor propõe a simulação de uma conferência da ONU sobre direitos humanos. Os alunos assumem o papel de representantes de diferentes países, cada um defendendo a posição de sua nação sobre um tema específico. O professor fornece apenas um guia inicial, e os alunos devem pesquisar a política e o histórico do país que representam.
( ) No Ensino Superior, o professor envia materiais sobre ética profissional para leitura e vídeo-aulas para estudo prévio. Em sala, os alunos discutem casos práticos, aplicando o conteúdo estudado para resolver dilemas éticos reais. Cada aluno expõe seu ponto de vista, ouvindo e debatendo com os colegas. O professor facilita a discussão, incentivando os alunos a questionarem e aprofundarem suas ideias, promovendo a autonomia e o pensamento crítico.
( ) Em uma turma de Ensino Médio em Biologia, o professor introduz um problema: "Como combater a resistência bacteriana no ambiente hospitalar?". Ele fornece apenas algumas informações iniciais sobre o tema e divide a turma em grupos, deixando que cada grupo explore a situação de forma autônoma. Os alunos são incentivados a formular hipóteses, buscar artigos científicos, consultar especialistas e discutir entre si sobre as causas e possíveis soluções para a resistência bacteriana. Ao final, cada grupo apresenta sua proposta e é avaliado com base na argumentação, originalidade e viabilidade das soluções.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Concurso:
Grupo Hospitalar Conceição (GHC) - RS
Disciplina:
Pedagogia
Com base nos conceitos de metodologias ativas na educação, analise as assertivas a seguir e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) O aluno é colocado no centro do processo de aprendizagem, incentivando sua participação ativa e a construção de conhecimento de forma colaborativa, propiciando uma melhor aprendizagem individual.
( ) O professor continua sendo o principal transmissor de conhecimento, e a participação dos alunos é organizada a partir das condições de cada um.
( ) A Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) é um exemplo de metodologia ativa, na qual os alunos são desafiados a resolver problemas práticos e complexos, aplicando conceitos de forma integrada em situações reais, mas que também podem ser criadas pelo professor.
( ) Uma característica das metodologias ativas é a utilização de recursos tecnológicos, como plataformas digitais e ferramentas interativas, que facilitam o engajamento e a personalização do aprendizado.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
( ) O aluno é colocado no centro do processo de aprendizagem, incentivando sua participação ativa e a construção de conhecimento de forma colaborativa, propiciando uma melhor aprendizagem individual.
( ) O professor continua sendo o principal transmissor de conhecimento, e a participação dos alunos é organizada a partir das condições de cada um.
( ) A Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) é um exemplo de metodologia ativa, na qual os alunos são desafiados a resolver problemas práticos e complexos, aplicando conceitos de forma integrada em situações reais, mas que também podem ser criadas pelo professor.
( ) Uma característica das metodologias ativas é a utilização de recursos tecnológicos, como plataformas digitais e ferramentas interativas, que facilitam o engajamento e a personalização do aprendizado.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Concurso:
Grupo Hospitalar Conceição (GHC) - RS
Disciplina:
Pedagogia
Considerando o contexto das relações humanizadas no ambiente de trabalho e no processo de ensino e aprendizagem, analise as assertivas abaixo, que apresentam ações e práticas educativas:
I. Na formação de estudantes de cursos técnicos, as relações humanizadas nos ambientes de trabalho se restringem ao fortalecimento da comunicação entre gestores e colaboradores, sem envolver aspectos como a promoção de empatia ou o incentivo à colaboração entre as equipes.
II. A humanização nas relações precisa estar presente no processo de ensino e aprendizagem também de cursos técnicos, pois favorecem a compreensão das necessidades emocionais dos alunos, promovendo um ambiente de apoio e confiança, o que pode resultar em um engajamento mais profundo e em uma melhora no desempenho desses profissionais.
III. Para implementar práticas humanizadas em ambientes educacionais, basta que o educador trate todos os alunos da mesma maneira, assegurando que nenhum tenha atenção especial ou individualizada, pois isso evita favoritismos e desigualdades de tratamento.
Quais estão INCORRETAS?
I. Na formação de estudantes de cursos técnicos, as relações humanizadas nos ambientes de trabalho se restringem ao fortalecimento da comunicação entre gestores e colaboradores, sem envolver aspectos como a promoção de empatia ou o incentivo à colaboração entre as equipes.
II. A humanização nas relações precisa estar presente no processo de ensino e aprendizagem também de cursos técnicos, pois favorecem a compreensão das necessidades emocionais dos alunos, promovendo um ambiente de apoio e confiança, o que pode resultar em um engajamento mais profundo e em uma melhora no desempenho desses profissionais.
III. Para implementar práticas humanizadas em ambientes educacionais, basta que o educador trate todos os alunos da mesma maneira, assegurando que nenhum tenha atenção especial ou individualizada, pois isso evita favoritismos e desigualdades de tratamento.
Quais estão INCORRETAS?
Concurso:
Prefeitura de Soledade - PB
Disciplina:
Pedagogia
Nos dados divulgados pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD), João Pessoa - Paraíba, por exemplo, obteve um percentual, na variável taxa de analfabetismo das pessoas de 15 anos ou mais de idade, de 7,6%, sendo a região metropolitana com a maior taxa de analfabetismo. Neste cenário, os processos de alfabetização, tradicionalmente, numa perspectiva pedagógica, têm sido expostos como uma questão de método. A preocupação dos educadores, de acordo com Ferreiro e Teberosky (1985), “tem-se voltado para a busca do 'melhor' ou 'mais eficaz' deles, levantando-se, assim, uma polêmica em torno dos tipos fundamentais: métodos sintéticos e métodos analíticos” (p.18).
Sobre o método sintético assinale a alternativa CORRETA:
Sobre o método sintético assinale a alternativa CORRETA:
Concurso:
Prefeitura de Alagoa Nova - PB
Disciplina:
Pedagogia
A escola democrática possui objetivos e tarefas ligados às necessidades de desenvolvimento cultural do povo, de modo a preparar as crianças e jovens para a vida e para o trabalho.
Considerando a afirmativa apresentada no texto, analise as asserções a seguir e a relação entre elas:
I- A escola democrática, portanto, é aquela que possibilita a todas as crianças a assimilação de conhecimentos científicos e o desenvolvimento de suas capacidades intelectuais, de modo a estarem preparadas para participar ativamente da vida social (na profissão, na política, na cultura).
PORQUE
II- Se acreditarmos que a educação escolar tem um papel na democratização nas esferas econômica, social, política e cultural, ela será mais democrática quanto mais for universalizada a todos, assegurando tanto o acesso e a permanência nas séries iniciais, quanto o domínio de conhecimentos básicos e socialmente relevantes e o desenvolvimento das capacidades intelectuais por parte dos alunos.
A respeito dessas asserções, assinale a opção CORRETA:
Considerando a afirmativa apresentada no texto, analise as asserções a seguir e a relação entre elas:
I- A escola democrática, portanto, é aquela que possibilita a todas as crianças a assimilação de conhecimentos científicos e o desenvolvimento de suas capacidades intelectuais, de modo a estarem preparadas para participar ativamente da vida social (na profissão, na política, na cultura).
PORQUE
II- Se acreditarmos que a educação escolar tem um papel na democratização nas esferas econômica, social, política e cultural, ela será mais democrática quanto mais for universalizada a todos, assegurando tanto o acesso e a permanência nas séries iniciais, quanto o domínio de conhecimentos básicos e socialmente relevantes e o desenvolvimento das capacidades intelectuais por parte dos alunos.
A respeito dessas asserções, assinale a opção CORRETA: