Filtrar


Questões por página:
A educação vem passando por grandes transformações e as instituições de ensino estão sendo intimadas a repensarem suas práticas de ensino e metodologias de aprendizagem. Nesse sentido, as metodologias ativas estão alinhadas com a educação na contemporaneidade e vêm sendo impulsionadas em conjunto a novas práticas, mediadas pelo uso de tecnologias. Elas representam uma abordagem pedagógica que coloca o estudante no centro do processo de ensino-aprendizagem, promovendo sua atuação como protagonista de sua experiência educativa. Considerando as implicações pedagógicas no uso das metodologias ativas, podemos afirmar que:
Visualizar Questão Comentada

BACICH e MORAN (2017) apresentam algumas práticas pedagógicas na educação básica e superior articulando conteúdos, procedimentos, espaços e tempos aos interesses, questões e necessidades dos estudantes do século 21.


As metodologias analisadas pelos autores que compõem os capítulos do livro são denominadas:

Considerando as implicações do trabalho da equipe multidisciplinar na construção de um currículo inclusivo, qual das seguintes proposições reflete a intersecção entre as práticas colaborativas da equipe e a promoção de um ambiente educacional que atende às diversas necessidades dos alunos?

Miguel é um estudante de 10 anos do 4° ano do Ensino Fundamental; é bastante curioso e criativo e possui o diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista (TEA). Ele se interessa por atividades práticas e experimentais, no entanto, está apresentando dificuldades em acompanhar atividades que envolvem textos longos ou exercícios repetitivos.


A professora de Miguel, considerando suas necessidades e seus interesses, passou a dividir as atividades em blocos menores, além disso, ampliou o uso de atividades práticas na rotina do estudante e introduziu materiais didáticos com componentes visuais, como ilustrações, símbolos, gráficos etc.


As medidas adotadas pela professora de Miguel podem ser consideradas como:

As modalidades de coensino são formas de colaboração entre professores regulares e professores de educação especial para promover um ensino inclusivo e adaptado às necessidades de todos os alunos. Cada modalidade apresenta uma abordagem diferente para o trabalho conjunto em sala de aula.


Assinale a alternativa que apresenta corretamente a definição da modalidade de ensino em dupla (team teaching) no contexto do coensino.