Filtrar


Questões por página:

Julgue o item subsequente.


Uma proposta de formação docente multicultural deve implicar não o desenvolvimento de uma aceitação irrestrita de diferentes manifestações culturais, mas, sim, a aprendizagem das habilidades necessárias à promoção de um diálogo que favoreça uma dinâmica de crítica e autocrítica.

Julgue o item subsequente.


Os professores elaboram suas provas para “provar” os alunos, pois é necessário que eles já compreendam que a prova é um momento para consolidar a aprendizagem e, também, para que o professor perceba como está o desenvolvimento da autonomia nos estudos de cada aluno, podendo reprová-los.

Julgue o item que se segue.


No atual modelo de gestão escolar, tende-se a atribuir uma grande importância à figura do gestor da instituição educacional. Este passa a ser valorizado por sua capacidade de influenciar, motivar, identificar e resolver problemas. No entanto, devemos pensar que a gestão que pretende ser democrática exige que o gestor compreenda profundamente os problemas postos pela prática pedagógica, reforce a dualidade entre a concepção e a execução dos planos de ensino e amplie a distância entre a teoria e a prática pedagógica.

Julgue o item que se segue.


O atendimento das necessidades de higiene, alimentação, saúde, segurança, sono e bem-estar da criança, tradicionalmente denominadas de cuidado, é compreendido como forma de ajudar o outro a desenvolver-se enquanto ser humano. Nessa perspectiva, as ações do cuidar se distinguem do educar, adquirindo outro caráter, e não sendo incorporadas como atividades estritamente pedagógicas.

Julgue o item que se segue.


O ensino da noção de tempo deve ser proposto, pela sua complexidade, a partir das experiências vividas pelas crianças e, progressivamente, avançar para aquisição de competências e conceitos mais elaborados. São exemplos de atividades que podem auxiliar essa compreensão: explorar a ideia de antes e depois, construir uma linha do tempo, com amplitude de um dia, por exemplo, em que as crianças identifiquem a hora de ir para a escola, de almoçar, de dormir, entre outras.