Questões de Concurso
Filtrar
754 Questões de concurso encontradas
Página 9 de 151
Questões por página:
Questões por página:
A ação pedagógica está envolvida por três elementos básicos: professor, matéria e aluno. A partir desse contexto, assinale a alternativa que apresenta apenas dois aspectos que fazem parte das ações didático-pedagógicas.
Leia o seguinte caso hipotético:
Um professor do curso de Administração, na disciplina de Empreendedorismo, aplica a metodologia da mediação dialética. No entanto, no meio de uma de suas aulas, os alunos passam a questioná-lo dizendo que, na teoria, tudo era bonito e fácil, mas quando iam para a prática tudo se tornava totalmente diferente.
O caso apresentado demonstra que
Um professor do curso de Administração, na disciplina de Empreendedorismo, aplica a metodologia da mediação dialética. No entanto, no meio de uma de suas aulas, os alunos passam a questioná-lo dizendo que, na teoria, tudo era bonito e fácil, mas quando iam para a prática tudo se tornava totalmente diferente.
O caso apresentado demonstra que
Para atuar como professor do IFMA, é necessário compreender que a atividade de ensino não se restringe às atividades práticas; elas só fazem sentido quando suscitam a atividade mental dos alunos. Diante disso, quais são as três funções inseparáveis do ensino?
Assinale a alternativa que apresenta corretamente as categorias da base de saberes necessários ao exercício da docência.
Concurso:
Prefeitura de Governador Lindenberg - ES
Disciplina:
Pedagogia
O ensinar é conceituado, de uma forma geral, como o ato que consiste na transmissão de conhecimento, supondo, necessariamente, um sujeito, o professor, que toma para si a função de ensinar a um outro sujeito, o aprendiz, a função de aprender. (...) Libâneo define como cognoscitivo o processo ou movimentos que transcorre no ato de ensinar e no ato de aprender. Para ele, o trabalho do professor ocorre com idas e vindas, sendo um constante vai e vem entre as tarefas cognoscitivas e o nível dos alunos. (LIBÂNEO, José Carlos. A Didática Críticosocial e as abordagens contemporâneas do processo de ensino e aprendizagem. Anais do VIII Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino. Florianópolis,1996.)
De acordo com a visão do Professor Libâneo, o “Processo didático pedagógico de ensinar e aprender” se relaciona com propriedade contextual com:
De acordo com a visão do Professor Libâneo, o “Processo didático pedagógico de ensinar e aprender” se relaciona com propriedade contextual com: