Filtrar


Questões por página:

Considere o conteúdo do texto e complete o espaço com o conceito adequado.


Text 6


“Em linhas gerais, o _________________________ pode ser visto como uma prática educacional que enfatiza as relações entre textos, situações de aprendizagem (de Inglês, neste caso) e visões mais amplas de mundo e da posição do aluno perante o global e o local que vivencia no cotidiano de sua família, escola, vizinhança, cidade, estado, país. Envolve também o ensino de inglês por meio de práticas sociais significativas e relevantes para o aprendiz. Questões relativas ao poder conferido pelo conhecimento acadêmico e pela situação socioeconômica, à identidade, à cidadania, às relações interculturais, à presença do pluralismo cultural e ao respeito pela diversidade também são consideradas. (...) Nessa perspectiva, ensinar significa promover ações educativas para que os alunos vejam fatos e situações sob diferentes pontos de vista, assumam uma posição crítica e ética diante das diferenças e aprendam sobre si próprios e sobre os outros. (...)


(DIAS, Reinildes. High Up: ensino médio. Língua Estrangeira Moderna – Inglês. Cotia, SP: Macmillan,2013. Apaptado.)


A resposta CORRETA é

A mediação pedagógica parte de uma concepção radicalmente oposta aos sistemas de instrução, baseados na primazia do ensino como mera transferência de informação. Não interessa uma informação em si mesma, mas uma informação mediada pedagogicamente, que possibilite a participação, a criatividade e a construção do conhecimento.
Sobre essa perspectiva, assinale a alternativa CORRETA.
A didática e as novas metodologias de ensino e aprendizagem têm valorizado e estimulado o trabalho com projetos didáticos/pedagógicos. Nessa perspectiva, há alguns objetivos prioritários, em termos da aprendizagem, a serem alcançados pelos alunos. Assinale a alternativa que expressa um dos objetivos para quem trabalha com projetos educativos.
Para o Psicopedagogo, o processo de aprendizagem do aluno se assegura na concepção de:

I. Aprender é um processo que implica pôr em ação diferentes sistemas que intervêm em todo sujeito: a rede de relações e códigos culturais e de linguagem que, desde antes do nascimento, têm lugar em cada ser humano à medida que ele se incorpora à sociedade.
II. Saber e a um saber-fazer, às condições subjetivas e relacionais – em especial familiares e escolares – às inibições, atrasos e desvios do sujeito ou grupo a ser diagnosticado.
III. Que o conhecimento não se cristaliza numa delimitação fixa, nem nos déficits e alterações subjetivas do aprender, mas avalia a possibilidade do sujeito, a disponibilidade afetiva de saber e de fazer, reconhecendo que o saber é próprio do sujeito.

Está(ão) CORRETO(S):
A respeito do trabalho do Psicopedagogo no processo de aprendizagem do aluno, analise os itens a seguir:

I. O trabalho do Psicopedagogo implica em compreender a situação de aprendizagem do sujeito dentro do seu próprio contexto. Tal compreensão requer uma modalidade particular de atuação para a situação em estudo, o que significa que não há procedimentos predeterminados.
II. A atuação do Psicopedagogo tem como objeto central de estudo em torno do processo de aprendizagem humana: seus padrões evolutivos normais e patológicos bem como a influência de meio (família, escola, sociedade) no seu desenvolvimento.
III. O Psicopedagogo estuda o processo de aprendizagem e suas dificuldades, e numa ação profissional, deve englobar vários campos do conhecimento, integrandoos e sintetizando-os.
IV. O Psicopedagogo tem a função de orientar os educadores e pais sobre a melhor forma de lidar com a criança, direciona a elaboração de programas de reforço escolar e a adoção de estratégias clínicas e/ou educacionais que auxiliam a criança no desenvolvimento escolar.
V. É fundamental que o Psicopedagogo saiba o que é ensinar e o que é aprender; como interferem os sistemas e métodos educativos; os problemas estruturais que intervêm no surgimento dos transtornos de aprendizagem e no processo escolar.

Estão CORRETOS: