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Muitos teóricos da História da Educação e da Pedagogia no Brasil problematizam o período que corresponde às décadas de 1920 e 1930 como um tempo e espaço em que houve um tipo de hiperdimensionamento do papel da educação institucionalizada na construção da ordem e do progresso nacionais. Dessa maneira, analisam que, na passagem do “entusiasmo” para o “otimismo” relativos aos processos educacionais, ter-se-ia produzido, nos movimentos em prol da educação, uma crescente dissociação entre problemas sociais, políticos e econômicos e os problemas pedagógicos, tornando urgente, naquele período, a criação do papel do “reformador social”. Assinale a alternativa que nomeia o documento que se tornou um símbolo desse período.
“A educação institucionalizada de crianças pequenas surgiu no Brasil no final do século XIX.” Nesse contexto, analise as afirmativas a seguir. I. No século XX, a educação brasileira acompanhou transformações econômicas, políticas e sociais, entre as quais se destacam o debate em torno do cuidado, da preservação e da preparação da infância. II. Em 1940 surgiu o Departamento Nacional da Criança, cuja finalidade era ordenação das atividades dirigidas à infância, administrado pelo Ministério da Educação e Cultura. III. A educação infantil tem sua origem e materialidade com a prestação de assistência à saúde se vinculando com o fator educacional. Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)
A concepção que se tem sobre a relação entre presente e passado é bastante controversa na história da educação. Apesar disso, os profissionais da educação têm a obrigação de conhecer este passado para ter oportunidade de estabelecer as próprias relações e construir suas bases professorais. São aspectos históricos da educação brasileira, EXCETO:

Com a chegada dos jesuítas ao Brasil, em 1549, determinadas ideias educacionais foram colocadas em prática e se transformaram ao longo do tempo. São essas ideias, em uma acepção mais ampla, que denominamos de pensamento pedagógico. Sobre o pensamento pedagógico brasileiro, julgue o item a seguir.


No século XX, a sociedade assume um perfil de sociedade informacional. No que se refere à educação, a revolução informacional prioriza o domínio de certas habilidades. Por exemplo: as pessoas que não têm as competências para lidar com a informática ficam excluídas, ou seja, fica claro que o papel da escola não é neutro, pois ela colabora na exclusão da classe menos favorecida.

Com a chegada dos jesuítas ao Brasil, em 1549, determinadas ideias educacionais foram colocadas em prática e se transformaram ao longo do tempo. São essas ideias, em uma acepção mais ampla, que denominamos de pensamento pedagógico. Sobre o pensamento pedagógico brasileiro, julgue o item a seguir.


O século XIX trouxe como herança os ideais de igualdade, no entanto as contradições sociais e políticas colaboraram, e muito, para o fortalecimento das desigualdades de que o século passado foi portador, ficando assim o século XIX edificado sobre o pantanoso terreno da desigualdade, da opressão e da desumanização.