Questões de Concurso
Filtrar
73 Questões de concurso encontradas
Página 4 de 15
Questões por página:
Questões por página:
Concurso:
Prefeitura de Betim - MG
Disciplina:
Pedagogia
Ao longo da história, diversos princípios metodológicos do ensino foram construídos e adotados. Assinale a alternativa correta sobre a base da pedagogia que tem a prática social como o ponto de partida e o ponto de chegada da prática educativa, onde professor e aluno se encontram igualmente inseridos, ocupando, porém, posições distintas, condição para que travem uma relação fecunda na compreensão do histórico social, por meio de problematização, instrumentação e catarse.
Concurso:
Prefeitura de Riacho da Cruz - RN
Disciplina:
Pedagogia
Analise as proposições a seguir:
I - Nos anos 80, paralelamente ao modelo tradicional, muitas escolas buscaram uma mudança na organização curricular e várias delas a organizaram de acordo com o estudo de modo de produção. Paralelas a esta organização, outras propostas surgiram para o ensino de História, como a organização curricular feita por temas e problemáticas cujo movimento inspirou-se na historiografia social inglesa e na nova história francesa. II- Com a Educação Patrimonial, pode-se, juntamente com os alunos e comunidade, reconstruir parte do passado, trabalhando com documentos, monumentos e diferentes saberes que fazem parte das representações culturais do cotidiano da comunidade. III- Na perspectiva de uma Educação Patrimonial os materiais de memória coletiva da história funcionam como recurso didático pedagógico, tornando os conteúdos trabalhados em sala de aula mais interessantes e contextualizados.
Está(ão) CORRETA(S)
I - Nos anos 80, paralelamente ao modelo tradicional, muitas escolas buscaram uma mudança na organização curricular e várias delas a organizaram de acordo com o estudo de modo de produção. Paralelas a esta organização, outras propostas surgiram para o ensino de História, como a organização curricular feita por temas e problemáticas cujo movimento inspirou-se na historiografia social inglesa e na nova história francesa. II- Com a Educação Patrimonial, pode-se, juntamente com os alunos e comunidade, reconstruir parte do passado, trabalhando com documentos, monumentos e diferentes saberes que fazem parte das representações culturais do cotidiano da comunidade. III- Na perspectiva de uma Educação Patrimonial os materiais de memória coletiva da história funcionam como recurso didático pedagógico, tornando os conteúdos trabalhados em sala de aula mais interessantes e contextualizados.
Está(ão) CORRETA(S)
Disciplina:
Pedagogia
Com relação à influência do contexto sociocultural nas tendências pedagógicas, julgue o item a seguir.
No Brasil, há autores que consideram que as principais tendências pedagógicas pertencem a duas categorias: as liberais, em uma perspectiva mais democrática de educação, e as progressistas, fundamentadas em uma análise crítica da sociedade. A adoção tanto de uma quanto de outra categoria nos sistemas de ensino brasileiros resultou na superação do modelo que reproduz a divisão social do trabalho.
Disciplina:
Pedagogia
Com relação à influência do contexto sociocultural nas tendências pedagógicas, julgue o item a seguir.
Na escola observam-se espaços, tempos, papéis sociais, relações de poder e de trabalho decorrentes de convenções sociais e históricas que consolidam rotinas organizacionais que perpassam diversas gerações.
Concurso:
Prefeitura de Guamaré - RN
Disciplina:
Pedagogia
A Constituição Federal de 1988 é um importante marco referencial na elaboração de políticas públicas para a educação básica do Brasil. Nessa perspectiva, é correto afirmar que as políticas públicas para a educação básica