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A formação continuada de professores tem recebido atenção especial nas discussões sobre a docência. Ao mesmo tempo em que há um reconhecimento de que a formação não se esgota na graduação, existem questionamentos sobre os investimentos que têm sido feitos, especialmente no setor público, em ações de formação continuada.

Sobre esse contexto, assinale a afirmativa incorreta.

Leia com atenção os dois parágrafos a seguir.
“À parte as discussões conceituais, no âmbito das ações dirigidas e qualificadas explicitamente para esse tipo de formação, vê-se que, sob esse rótulo, se abrigam desde cursos de extensão de natureza bem diversificada até cursos de formação que outorgam diplomas profissionais, seja em nível médio, seja em nível superior. Muitos desses cursos se associam a processos de educação a distância, que vão do formato totalmente virtual, via internet, até o semipresencial com materiais impressos” (GATTI,2008).
“A pergunta que se coloca é: não seria melhor investir mais orçamento público para a ampliação de vagas em instituições públicas para formar licenciados e investir na qualificação desses cursos, em termos de projeto, de docentes, de infraestrutura, deixando para a educação continuada realmente os aperfeiçoamentos ou especializações? Parece-nos que melhorar substantivamente, com insumos adequados e inovações, a formação básica dos professores para todos os níveis e modalidades seria uma política mais condizente para a melhor qualificação dos trabalhadores nas redes de ensino, e para propiciar aos alunos dessas redes os conhecimentos importantes para sua realização pessoal e no trabalho e sua contribuição para uma coletividade mais integrada” (GATTI,2008).
Gatti inicia seu artigo com uma identificação do que era oferecido à época como educação/formação continuada de professores e termina o texto com um questionamento sobre o investimento nessa formação. Marque a opção que contém o principal questionamento da autora com referência à oferta de formação continuada aos profissionais do ensino.
Os profissionais da educação buscam cursos de formação continuada, sejam eles presenciais, semipresenciais ou à distância, oferecidos pelas mais diversas instituições.

Sobre as políticas de formação continuada, assinale a afirmativa correta.
Existem alguns preceitos básicos da Educação 3.0 que diferenciam da Educação 2.0, que são:

I. Colaboração.
II. Dinâmica.
III. Estímulo.

Quais estão corretas?
De acordo com Weisz (2000), nos últimos anos, têm ocorrido um aumento significativo das discussões sobre a formação continuada de professores e, também, uma maior oferta de ações de formação em serviço, tanto nas redes públicas quanto nas privadas de ensino. Para essa formação, há uma maior exigência quanto ao papel do professor, que precisa se tornar capaz de criar ou adaptar boas situações de aprendizagem, adequadas a seus alunos reais, cujos percursos de aprendizagem ele precisa saber reconhecer.
Diante do exposto e de acordo com a autora, é correto afirmar que se exige uma revisão da estrutura organizacional da escola, um esforço de atualização permanente e de acesso ao conhecimento recente que a ciência produz, o qual é proporcionado, em especial, por meio da