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Segundo o Decreto nº 5.626, de 22 de dezembro de 2005, os “[…] cursos de formação continuada promovidos por instituições de ensino superior; e cursos de formação continuada promovidos por instituições credenciadas por secretarias de educação” se referem à:
As evoluções ocorridas no contexto social demandam desafios cada vez mais exigentes às instituições escolares para a formação dos alunos, o que consequentemente, repercute na formação básica, complementar ou continuada dos docentes, tornando-as mais complexas e requerentes de redefinições da profissionalidade docente, fundamentada no desenvolvimento das competências e na construção da identidade profissional.

Disponível em: https://www.feevale.br/Comum/midias/c73 5bc84-d79f-4e7a-9ef3- 51415c94f684/CONSTITUI%C3%87%C3%8 3O%20DOCENTE%20FORMA%C3%87%C 3%83O, %20IDENTIDADE%20E%20PROFE SSORALIDADE.pdf. Acesso em: 3 abr.2024.


Na perspectiva das ideias do fragmento do texto acima, avalie as afirmações a seguir:

I. A formação docente tem início no momento de ingresso na escola como aprendente e estende-se por toda a vida escolar.

II. A construção da identidade docente incorpora crenças, valores e saberes adquiridos em interação social.

III. Ser professor constitui-se pela articulação da formação, da construção da identidade e da profissionalização.

É CORRETO o que se afirma em:
A formação contínua do profissional da educação é um aspecto fundamental para garantir que os educadores se mantenham atualizados, adquiram novas competências e habilidades e, assim, ofereçam uma educação de qualidade para seus alunos. Nesse contexto, são competências e habilidades fundamentais na formação contínua dos profissionais da educação:


I.Habilidade de evitar a comunicação com pais e responsáveis.
II.Domínio dos conteúdos específicos.
III.Habilidade para aplicar punições como método disciplinar.


É CORRETO o que se afirma em:

No que se refere às políticas públicas de apoio à educação básica, julgue o seguinte item.


Os Programas de Mestrado Profissional para Qualificação de Professores da Rede Pública de Educação Básica (ProEB) promovem a formação continuada desses profissionais dentro e fora do Brasil.

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Observe o gráfico a seguir.


Imagem associada para resolução da questão


De acordo com a pesquisa realizada em 2019 pelo Instituto Sou da Paz,59% dos agressores eram alunos da própria escola,33% eram ex-alunos, e apenas 7% não tinham relação com a instituição. Portanto, há uma relação direta entre os agressores e a instituição atacada.


Avalie se as medidas que podem ser adotadas pelas escolas para reduzir o número de casos incluem:



I. Treinamento dos professores e dos funcionários para que sejam capazes de identificar comportamentos que exijam intervenção da comunidade escolar.


II. Exercitar o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais.


III. Estimular programas e atividades para que os alunos cuidem de sua saúde física e emocional, compreendendo-se na diversidade humana e reconhecendo suas emoções e as dos outros, com autocrítica e capacidade para lidar com elas.




Está correto o que se afirma em