Filtrar


Questões por página:
A formação de professores no contexto contemporâneo está permeada de muitos desafios, face às exigências de um mundo globalizado que exige, cada vez mais, profissionais capacitados e multifuncionais. Nesse sentido, analise as afirmativas a seguir.

I. A formação de professores está situada num contexto de complexidade, diversidade e imprevisibilidade.
II. Para lidar com a diversidade na sala de aula, é necessário que o professor tenha a capacidade de definir as melhores estratégias que favoreçam a aprendizagem de todos os alunos.
III. O problema da formação docente concentra-se na necessidade de atualização, pois a formação continuada tem a função de preencher as lacunas da formação inicial.
IV. O fracasso escolar é determinado pela fragilidade na aprendizagem dos alunos, independente do trabalho desenvolvido pelo professor.
V. A educação contemporânea exige um profissional comprometido com aprendizagem dos alunos, que promova a transformação por meio do diálogo, encantamento e conhecimento.

Marque a opção que apresenta as afirmativas CORRETAS.

Com relação à influência do contexto sociocultural nas tendências pedagógicas, julgue o item a seguir.

Na formação continuada dos professores, a coordenação pedagógica deve considerar as diferentes tendências pedagógicas, a fim de tornar a ação educativa cada vez mais consciente sobre que sociedade se deseja construir.

Visualizar Questão Comentada
No contexto educacional atual, a formação continuada dos professores é essencial para garantir uma prática pedagógica atualizada e eficaz. A participação em cursos, congressos e eventos científicos não apenas amplia o conhecimento docente, mas também favorece a troca de experiências, a construção de redes de apoio e a reflexão crítica sobre a prática educativa. Considerando a importância do desenvolvimento profissional continuado, assinale a alternativa INCORRETA.
Em um contexto de rápidas mudanças educacionais e tecnológicas, a formação continuada do professor tornou-se essencial para garantir uma prática pedagógica atualizada e eficaz. As políticas educacionais e as abordagens contemporâneas de ensino defendem que o professor deve estar em constante atualização para enfrentar os desafios da sala de aula e atender às demandas dos alunos no século XXI. Considerando a importância da formação continuada e da atualização profissional docente, assinale a alternativa que NÃO reflete uma prática ou princípio eficaz nesse processo.
Na formação continuada docente, as aprendizagens devem ocorrer por meio de procedimentos que possibilitem aos sujeitos estabelecer um processo de ressignificação/reconstrução ou de “mudança conceitual” entre os saberes prévios e os novos saberes em aquisição. Conforme Elsa Garrido (2001), a mudança conceitual implica mudanças de ordem