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Qual é a ênfase principal das atividades propostas nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil?

Ceppi e Zini (2013) se posicionam em relação à organização do espaço para as crianças na escola considerando alguns aspectos, sendo assim, analise as seguintes assertivas, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) O ambiente para crianças pequenas deve levar em consideração seus interesses e habilidades na construção de lugares, como também fornecer elementos e instrumentos para satisfazer os seus desejos e auxiliar no desenvolvimento de suas habilidades.

( ) O espaço, considerado como um organismo vivo, tem que ser capaz de mudar e evoluir conforme o projeto cultural dos que o habitam.

( ) O ambiente deve ser rico em estímulos.

( ) Muitos são os fatores que contribuem para a qualidade de um ambiente, dentre eles a sua organização funcional.

( ) O ambiente não pode ser visto como um local multissensorial.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Onde quer que estejamos, o som caracteriza o ambiente ao nosso redor e, também, o espaço sonoro se altera conforme a localização do corpo de cada pessoa. A relação entre os sons e o ambiente mostra que:

Leia o fragmento a seguir.


“... o espaço é rico em significados, podendo ser “lido” em suas representações, mostrando a cultura em que está inserido através de ritos sociais, de colocação e de uso dos objetos, de relações interpessoais, etc. Por meio da leitura “das paredes e das organizações dos espaços” das salas de aula de instituições de educação infantil, é possível depreender que concepção de criança e de educação o educador tem.”


HORN, Maria da Graça Souza. Sabores, cores, sons, aromas: a organização dos espaços na educação infantil. Porto Alegre: Artmed,2004.



Com relação aos tempos, espaços e materiais, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.


( ) As eventuais restrições colocadas pela estrutura física da instituição impossibilitam a realização do trabalho pedagógico centrado na criança.


( ) Na definição dos horários, o planejamento docente tem a função primordial de estruturar a rotina em sala de aula.


( ) A funcionalidade e o critério estético devem ser considerados para a aquisição ou confecção de materiais, livros, brinquedos e demais objetos de uso frequente pelas crianças.

A noção do espaço institucional envolve a estrutura física (organização, manutenção e segurança das áreas interna e externa) e revela muito sobre o que ali se desenvolve ou que se quer desenvolver. Vale ressaltar, que outros espaços naturais e culturais da cidade podem ser utilizados com fins educacionais.


Currículo Referência de Minas Gerais. Educação Infantil e Ensino Fundamental.


De acordo com o mesmo documento, a organização do ambiente educativo