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A seguir são apresentadas algumas situações e comentários sobre elas.
Situação 1: Helena está avaliando um grupo de trabalho para saber se seus integrantes conseguem se organizar e trabalhar juntos. Tomando por base o modelo de cinco estágios de desenvolvimento do grupo, identificou que os relacionamentos dos membros parecem estar mais próximos e que o grupo parece estar mais coeso do que na última vez em que fez a avaliação.
Comentário 1: O grupo de trabalho está no quarto estágio do modelo de desenvolvimento do grupo, denominado “desempenho”.
Situação 2: Carolina coordena um setor da Pró-Reitoria de Administração de uma universidade federal. Recentemente uma servidora nova passou a atuar no setor. Carolina comentou com seus colegas que ainda não consegue confiar na servidora, pois sente falta de segurança, previsibilidade e capacidade de julgamento em diversas situações nas quais ela precisa agir.
Comentário 2: Entre as dimensões básicas que fundamentam o conceito de confiança, a dimensão não identificada por Carolina na nova servidora é a integridade.
Situação 3: Mariana, ao comentar com as servidoras de uma universidade federal onde trabalha sobre alguns fatores para garantir a eficácia de uma equipe, destacou aqueles que se enquadram na categoria “processo”.
Comentário 3: Exemplos de fatores da categoria “processo” são propósito comum, metas específicas e níveis de conflito.
Com base no tema “comportamento organizacional”, assinale a alternativa correta.
Existem muitas teorias sobre motivação nas organizações. Uma delas é a teoria dos dois fatores, de Herzberg, que define e diferencia os fatores motivacionais dos fatores higiênicos. Assinale a alternativa a seguir que NÃO seja um fator higiênico.
O método de avaliação de cargos que consiste em dispor os cargos em um rol crescente ou decrescente em relação a algum critério de comparação, sendo simples de conduzir, se constituindo numa base aceitável para discussão e negociação, é o denominado método:
Quais são as bases das técnicas de desenvolvimento organizacional: pesquisa de clima, construção de equipe e intervenção de uma terceira parte?
As organizações de aprendizagem possuem várias características. Qual é a característica que requer a compreensão de como a empresa realmente funciona?