Questões de Concurso
Filtrar
194 Questões de concurso encontradas
Página 16 de 39
Questões por página:
Questões por página:
Disciplina:
Administração Geral
As quatro funções básicas – planejar; organizar; dirigir; e, controlar, constituem o chamado processo administrativo e suas atribuições estão apresentadas a seguir:

Considerando as informações, a associação correta das funções básicas da administração conforme as atribuições é:

Considerando as informações, a associação correta das funções básicas da administração conforme as atribuições é:
Concurso:
Universidade Estadual do Piauí (UESPI)
Disciplina:
Administração Geral
mostrar texto associado
Do ponto de vista das funções do administrador, a situação retratada é um exemplo de
Disciplina:
Administração Geral
Referindo-se as ações de Planejamento, Organização, Direção e Controle, analise as sentenças:
I - Planejamento refere-se a atividade relativa ao estabelecimento de objetivos e ações apropriadas para alcança-los, incluindo a análise da situação atual, a previsão de eventos, a determinação das atividades em que a organização deverá se engajar, a escolha de estratégias corporativas e a alocação dos recursos necessários para atingir as metas estabelecidas. II - Organização diz respeito a reunir e ordenar os recursos humanos, financeiros, físicos, de informação e outros necessários ao alcance dos objetivos que caracterizam essa função. III - No processo de organizar incluem as atividades de atrair pessoas para a organização, especificar responsabilidades por tarefas em unidades de trabalho, ordenar e alocar recursos, criando condições para que as pessoas trabalhem juntas visando alcançar o máximo desempenho. IV - O processo de direção refere-se a coordenar, liderar, motivar e comunicar-se com os funcionários – individualmente e em grupos – estimulando-os a trabalhar de forma produtiva. V - As atividades de direção envolvem contato diário, o que ajuda a coordenar os funcionários e a inspirá-los a alcançarem objetivos. VI - Por controle entende-se os processos de monitorar e implementar planos, assegurando-se de que os objetivos sejam atingidos. VII - As atividades especificas de controle estão voltadas ao estabelecimento de padrões que indiquem o rumo de objetivos de curto, médio e longo prazos.
Após a análise das sentenças, pode-se afirmar:
I - Planejamento refere-se a atividade relativa ao estabelecimento de objetivos e ações apropriadas para alcança-los, incluindo a análise da situação atual, a previsão de eventos, a determinação das atividades em que a organização deverá se engajar, a escolha de estratégias corporativas e a alocação dos recursos necessários para atingir as metas estabelecidas. II - Organização diz respeito a reunir e ordenar os recursos humanos, financeiros, físicos, de informação e outros necessários ao alcance dos objetivos que caracterizam essa função. III - No processo de organizar incluem as atividades de atrair pessoas para a organização, especificar responsabilidades por tarefas em unidades de trabalho, ordenar e alocar recursos, criando condições para que as pessoas trabalhem juntas visando alcançar o máximo desempenho. IV - O processo de direção refere-se a coordenar, liderar, motivar e comunicar-se com os funcionários – individualmente e em grupos – estimulando-os a trabalhar de forma produtiva. V - As atividades de direção envolvem contato diário, o que ajuda a coordenar os funcionários e a inspirá-los a alcançarem objetivos. VI - Por controle entende-se os processos de monitorar e implementar planos, assegurando-se de que os objetivos sejam atingidos. VII - As atividades especificas de controle estão voltadas ao estabelecimento de padrões que indiquem o rumo de objetivos de curto, médio e longo prazos.
Após a análise das sentenças, pode-se afirmar:
Disciplina:
Administração Geral
Gestores, indiferentemente de cargo e nível hierárquico, tipo e característica das organizações, são responsáveis pelas funções da administração. Acerca dessas funções, assinale a alternativa que completa correta e respectivamente as frases a seguir.
• A função gerencial de __________ é o processo de medir o desempenho do trabalho, comparando resultados com objetivos e adotando medidas corretivas quando necessárias.
• O processo de designar tarefas, alocar recursos e coordenar as atividades individuais e de grupos para implementar o que foi delineado é chamado de __________.
• Em gestão, __________ é o processo de estabelecer objetivos de desempenho e determinar quais medidas devem ser tomadas para alcançá-los.
• __________ é o processo de elevar o entusiasmo das pessoas para o trabalho e inspirá-las a cumprir as metas e atingir os objetivos.
• A função gerencial de __________ é o processo de medir o desempenho do trabalho, comparando resultados com objetivos e adotando medidas corretivas quando necessárias.
• O processo de designar tarefas, alocar recursos e coordenar as atividades individuais e de grupos para implementar o que foi delineado é chamado de __________.
• Em gestão, __________ é o processo de estabelecer objetivos de desempenho e determinar quais medidas devem ser tomadas para alcançá-los.
• __________ é o processo de elevar o entusiasmo das pessoas para o trabalho e inspirá-las a cumprir as metas e atingir os objetivos.
Disciplina:
Administração Geral
Tom, Jorge e Francisco são servidores públicos lotados na Coordenadoria de Projetos, na Coordenadoria de Cultura e Arte e na Coordenadoria de Desenvolvimento de Pessoas de uma mesma universidade federal, respectivamente. Embora não trabalhem no mesmo setor, é comum conversarem nos intervalos ou quando se encontram pelos corredores da universidade. Eles se conheceram durante um curso oferecido aos servidores e passaram a interagir ao descobrirem que, além de torcerem pelo mesmo time de futebol, ainda atuam como voluntários numa mesma organização não governamental.
Com base no tema “organização informal”, indique se as afirmativas abaixo são verdadeiras (V) ou falsas (F) e assinale a alternativa com a sequência correta de cima para baixo.
( ) Tom, Jorge e Francisco atuam em pelo menos um grupo formal e um grupo informal na universidade em que trabalham.
( ) A identificação de interesses comuns, um dos fatores que condicionam a formação de grupos informais, permitiu que Tom, Jorge e Francisco passassem a formar um grupo informal dentro da universidade em que atuam.
( ) Há uma tendência de que o grupo formado por Tom, Jorge e Francisco afete negativamente o desempenho nos seus grupos formais de origem.
( ) Tom, Jorge e Francisco não formam um grupo informal, pois não há como constatar se pertencem ao mesmo nível organizacional.
( ) O grupo formado por Tom, Jorge e Francisco transcende a organização formal da qual fazem parte.
Com base no tema “organização informal”, indique se as afirmativas abaixo são verdadeiras (V) ou falsas (F) e assinale a alternativa com a sequência correta de cima para baixo.
( ) Tom, Jorge e Francisco atuam em pelo menos um grupo formal e um grupo informal na universidade em que trabalham.
( ) A identificação de interesses comuns, um dos fatores que condicionam a formação de grupos informais, permitiu que Tom, Jorge e Francisco passassem a formar um grupo informal dentro da universidade em que atuam.
( ) Há uma tendência de que o grupo formado por Tom, Jorge e Francisco afete negativamente o desempenho nos seus grupos formais de origem.
( ) Tom, Jorge e Francisco não formam um grupo informal, pois não há como constatar se pertencem ao mesmo nível organizacional.
( ) O grupo formado por Tom, Jorge e Francisco transcende a organização formal da qual fazem parte.