Filtrar


Questões por página:
Na evolução das teorias de Administração são criados e aplicados novos conceitos à gestão das organizações. Assim, o conceito que tem ênfase nos meios, que busca fazer as coisas corretamente e que estabelece relação de custo benefício, visando a salvaguardar os recursos da organização, é o da:
O controle é a quarta função administrativa e tem como objetivo monitorar o desempenho e a implementação das mudanças que estão sendo realizadas e desenvolvidas. Considerando o ambiente organizacional, a segunda função administrativa é:

Analise a figura que se segue:


Imagem associada para resolução da questão

A partir da visão da organização como um sistema, analise as afirmativas abaixo:


I - Nessa abordagem, a organização é vista como um sistema composto por subsistemas interdependentes, em contínua interação com o ambiente.

II - Na abordagem dos sistemas abertos, também o indivíduo é visto como um sistema aberto e executa um determinado papel, administrando suas expectativas quanto aos papéis dos demais indivíduos e ajustando-se aos novos papéis que lhe são atribuídos, de modo processual e orientado ao todo.

III - A lógica sistêmica procura entender as inter-relações entre as diversas variáveis a partir de uma visão de campo dinâmico de forças que atuam entre si, encarando os sistemas como globais.

IV - A lógica sistêmica está envolvida com a divisão e especialização do trabalho, com foco na capacidade individual em meio ao todo.


É CORRETO o que se afirmativa em

O processo de comunicar metas e objetivos aos membros no qual os gestores anunciam, esclarecem e promovem os alvos para que os esforços devam ser direcionados é definido como:
Luther Gulick e LyndallUrwick ocuparam-se de formular teorias para o entendimento e a administração das organizações. Urwick, em diversos trabalhos publicados no final da década de 1930, empenhou-se também em desenvolver princípios de organização. Considerando que ele identificou oito princípios que se aplicavam a todas as organizações, relacione adequadamente os princípios às suas respectivas características.
1. Objetivo. 2. Correspondência. 3. Responsabilidade. 4. Princípio escalar. 5. Amplitude de controle. 6. Especialização. 7. Coordenação. 8. Definição.
( ) Cada pessoa deve ter apenas uma função. ( ) Cadeia de comando. ( ) Reunir, unificar e harmonizar toda a atividade e esforço. ( ) Autoridade e responsabilidades deveriam ser iguais. ( ) Nenhum chefe pode supervisionar o trabalho de mais de cinco ou seis subordinados. ( ) Toda organização deveria ser a expressão de um propósito. ( ) Cada tarefa deve estar claramente especificada. ( ) Cada pessoa investida de autoridade é responsável pelo trabalho de seus subordinados.
A sequência está correta em