Filtrar


Questões por página:
(Concurso Milagres/2018) Cronologicamente, os Tempos Homéricos da História Grega situam-se cronologicamente em época anterior à arcaica, sendo a Ilíada e a Odisseia as principais fontes para os seus estudos. Sobre o período e as fontes citadas, é correto afirmar:
"Após ter criado belo o mal em vez de um bem levou-a lá onde eram outros Deuses e homens adornada pela dos olhos glaucos e do pai forte. (...) Dela descende a geração das femininas mulheres. Dela é a funesta geração e grei das mulheres, grande pena que habita entre homens mortais, (...)" (Teogonia, v.585-592).
- Considerando as relações de gênero e a condição feminina na Atenas do período clássico, marque a opção correta:
Analise as afirmativas abaixo:
1. Os historiadores gregos criaram a história como investigação sobre a época em que viveram, privilegiando os testemunhos oculares dos acontecimentos narrados.
2. Influenciado pelo pensamento platônico do mundo das ideias, Heródoto criou a história como conhecimento subjetivo.
3. Tucídides acreditava que única história verdadeira era a que tratava da política e das guerras.
4. Aristóteles, inspirado no aforismo “conhece-te a ti mesmo e conhecerás o universo e os deuses”, criou a história como resultado da reflexão.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
Considerando a Antiguidade Oriental e a Clássica, com seus desdobramentos na Europa Medieval e Moderna, julgue o item.

Muito do que se tornou a Europa Medieval resulta da convergência entre elementos herdados de um Império Romano em desintegração e de instituições oriundas das vitoriosas tribos germânicas.
Considerando a Antiguidade Oriental e a Clássica, com seus desdobramentos na Europa Medieval e Moderna, julgue o item.

Surgida na Grécia Antiga, a democracia conheceu formas e práticas distintas ao longo dos séculos, ora avançando, ora retrocedendo; em Atenas, seu berço, dela participavam todos os habitantes da pólis, inclusive escravos, mulheres e estrangeiros.