Filtrar


Questões por página:
Roma tornou-se uma República no início do século VI a. C., quando os patrícios derrubaram o rei etrusco Tarquínio e transferiram o poder das mãos do monarca para o Senado [...] Os chefes de governo eram dois cônsules, eleitos anualmente, que serviam como juízes e tinham a iniciativa da criação de leis [...] A Assembleia dos Centúrias, assembleia popular controlada pelos patrícios, elegia os cônsules e os outros magistrados e formulavam as leis, que precisavam também da aprovação do Senado.
CAMPOS, Flávio; CLARO, Regina. A Escrita da História. Escala Educacional. São Paulo,2009

O texto demonstra a organização do sistema republicano romano, instaurado no séc. VI a. C. Para aquela sociedade, a noção de República pode ser traduzida como

Considere os textos.

 

TEXTO I

[...] Com efeito, a lei previa uma pena de exílio temporário fixada em dez anos, aplicável a quem parecesse suscetível de instaurar uma tirania em proveito próprio. Com as mãos erguidas, o povo votava e decidia a conveniência de uma ostrakophoria. Uma segunda votação, esta secreta, indicava aquele que a opinião popular considerava perigoso. A primeira vítima foi um tal Hiparcos, que Aristóteles reputava como “amigo dos tiranos”. (...) os inúmeros ostraka, que chegaram até nós, demonstram que nenhum político ateniense escapou à desconfiança popular.

 

MOSSÉ, C. Atenas: a história de uma democracia.3. ed. Brasília: Universidade de Brasília,1997, p.23.

 

TEXTO II

 

 

Os textos revelam entre os gregos a prática do

Atualmente a Câmara norte-americana e a maioria do partido democrata aprovaram o impeachment do presidente Donald Trump. De acordo com as leis americanas o processo tem que passar pelas duas casas: Câmara e Senado. Ao analisar esse contexto democrático, percebe-se que a democracia moderna toma como base:

Analise as afirmativas a seguir:


I. Considerada uma das cidades mais importantes da história, Roma exerceu uma influência sem igual no desenvolvimento da história e da cultura dos europeus durante milênios e na construção da Civilização Ocidental. Tal influência teve início no período expansionista do Império Romano que, liderado pela imperadora ElizabethII, atingiu o máximo da sua ocupação territorial sobre a Europa e a Ásia.


II. O funcionamento da antiga república romana era sustentado por diversas estruturas governamentais e entidades com funções específicas, como, por exemplo, o Conselho da Plebe, que era composto somente pelos plebeus e tomava decisões em plebiscitos (decretos do povo). Nesse conselho, os plebeus podiam aprovar leis, eleger seus magistrados e julgar casos jurídicos.


Marque a alternativa CORRETA:

Analise as afirmativas a seguir:

I. Durante a fase da Monarquia da história da civilização romana, empregou-se o termo “Patrícios” para se referir aos escravos estrangeiros, ou seja, aos prisioneiros de guerra, imigrantes e pessoas que adquiriram grandes dívidas com a nobreza vigente e que, devido a essa condição, prestavam serviços de limpeza pública para o Estado.

II. A Roma Antiga foi reconhecidamente uma civilização com uma ampla produção cultural e que atingiu muitos avanços em diversos campos do conhecimento. Algumas provas da rica herança que esse povo nos deixou incluem: o direito romano, que está presente na cultura ocidental até os dias atuais; o latim, que deu origem à língua portuguesa; e as diversas influências na arquitetura.

Marque a alternativa CORRETA: