Filtrar


Questões por página:
A história da Grécia Antiga é dividida em vários períodos, sendo um dos primeiros o chamado Período Homérico. Dentro dessa periodização encontramos características inerentes à civilização grega, que remetem a sua forma de organização política, econômica e social. São características do Período Homérico da Grécia Antiga:
Para a historiografia, os estudos sobre a Antiguidade são sempre dificultados pela questão da ausência ou da pouca disponibilidade de documentos, especialmente os escritos. Sobre a Grécia Antiga, um tipo de documento que colabora com os estudos historiográficos é o literário. Assinale, a seguir, os documentos literários utilizados como bases para o estudo da Grécia Antiga.
Dizia o pensador Jacques Bossuet: “se Deus retirar sua mão o mundo voltará ao nada, ao vazio; se a autoridade do príncipe deixar-se de sentir no reino, tudo e todos cairão no caos da maior confusão”.
(Jacques Bossuet. Politique tirée des propres paroles de l’Écriture sainte. Publicado postumamente em 1709. Tradução dos autores: Política das Sagradas Escrituras. In: Severiano Montero. História de las CIvilizaciones. Madrid: Akal Ediciones, s/data, p.201. Adaptado.)
A afirmação de Bossuet inaugurou uma justificativa para o poder do rei na Idade Moderna. Porém, uma ideia semelhante à desenvolvida por Bossuet existia em povos antigos. “O nome da teoria de Bossuet e o povo antigo no qual se pode encontrar similaridade com sua teoria são _____________________, sendo algo parecido existente ____________________.” Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente a afirmativa anterior.

Para assegurar a ordem entre os conquistados, os romanos tinham que manter postos avançados e acampamentos militares espalhados pelo território imperial. Era preciso alimentar e armar os soldados onde estivessem.

(FUNARI, Pedro P. A. Grécia e Roma. São Paulo: Editora Contexto,2001, p.91.)


Sobre o exército romano, no período imperial, é correto afirmar:

mostrar texto associado
Marque a alternativa incorreta: