Filtrar


Questões por página:
No contexto das dinâmicas da sociedade neoliberal contemporânea, a violência urbana é compreendida como um fenômeno social de natureza multifacetada, profundamente imbricado nos mecanismos de controle social, exclusão e desigualdade estrutural. Este fenômeno é amplificado por estratégias políticas que, ao invés de buscar soluções integradoras, potencializam as distâncias sociais, tendo a violência como uma manifestação do projeto de reestruturação do Estado e do mercado. A partir deste entendimento, assinale a alternativa correta.

Marque a opção correta para o tema da Regido Metropolitana do Cariri —-RMC:


I. Institufda pela Lei Complementar nº 78/2009. A criação da Regido Metropolitana do Cariri — RMC, objetiva a redugio da desigualdade entre o triangulo Crajubar, como é conhecida a aglomeração das cidades de Juazeiro do Norte, Crato e Barbalha, historicamente mais desenvolvida, e os demais municipios da regido.


II. Segundo os especialistas, os resultados obtidos demonstram que não houve efetivamente diminuição desse desequilibrio na Regido Metropolitana do Cariri.


III. Na Regido Metropolitana do Cariri, os investimentos, tanto publicos quanto privados, ainda se concentram prioritariamente no Crajubar e isso reforga a dependéncia das localidades vizinhas, gerando e aprofundando os desequilibrios nesses territorios.


IV. A Regido Metropolitana do Cariri estão atingindo plenamente os objetivos estabelecidos desde a sua criação, diminuindo as diferengas entre os municipios componentes.

A segurança pública envolve estratégias voltadas à proteção da população e à prevenção da criminalidade. Entre as alternativas abaixo, identifique a que representa uma ação capaz de contribuir de forma efetiva para o aumento da segurança em áreas urbanas.
Para Georg Simmel, a vida metropolitana nos expõe ao desejo de bens culturais e também à ansiedade por não sermos capazes de adquirir tudo que nos é apresentado. Também vivenciamos a situação do movimento incessante das ruas e a sensação de solidão, mesmo cercados de pessoas. Simmel entende que essa é uma sensação que remete às noções de aproximação e distanciamento. No mesmo sentido, o comportamento dos habitantes dos centros urbanos voltado para conviver com o ritmo acelerado das cidades é denominado pelo sociólogo como:
Anthony Giddens, em seu livro “Sociologia”, afirma que a casa é, de fato, o lugar mais perigoso da sociedade moderna. Para dar validade a sua afirmação, ele diz que: