Filtrar


Questões por página:

Leia o fragmento a seguir.


As tecnologias digitais utilizadas em educação não provocaram ainda alterações radicais no processo de ensino-aprendizagem. Por mais que as escolas usem computadores e internet em suas aulas, estas continuam sendo seriadas, finitas no tempo, definidas no espaço restrito das salas de aula, ligadas a uma única disciplina e graduadas em níveis hierárquicos e lineares de aprofundamento dos conhecimentos em áreas específicas do saber.


KENSKI, V. M. Educação e tecnologias: o novo ritmo da informação. Campinas, SP: Papirus Editora,2007. (Adaptado)



O trecho acima versa sobre o modo como as tecnologias digitais são geralmente utilizadas nas escolas. De acordo com ele, é correto afirmar que ainda há a necessidade de elas serem tomadas como

Uma professora de Educação Infantil está buscando maneiras de integrar as tecnologias e a cultura digital em suas atividades para tornar o aprendizado mais lúdico e contextualizado para seus alunos.



Sobre a integração das tecnologias da informação na educação, assinale a ação mais alinhada a uma visão de educação inovadora e transformadora para essa faixa etária.

Sobre o papel e o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) no processo educativo, assinale a afirmativa correta.
Leia o trecho a seguir.

Ser letrado digital implica saber se comunicar em diferentes situações, com propósitos variados para fins pessoais ou profissionais. Uma situação seria a troca eletrônica de mensagens, via e-mail, SMS, WhatsApp.
A busca de informações na internet também implica saber encontrar textos e compreendê-los, o que pressupõe selecionar as informações pertinentes e avaliar sua credibilidade.

Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita. “Letramento digital”. Disponível em: https://www.ceale.fae.ufmg.br/glossarioceale/

Assinale a opção que apresenta corretamente o conceito de letramento digital.
Sobre o uso das ferramentas de Inteligência Artificial (IA) na educação, leia o trecho a seguir.

De acordo com a diretora da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, o uso das ferramentas de IA [inteligência artificial] nas aulas pode automatizar o ensino e desconsiderar os processos críticos e criativos envolvidos na aprendizagem, tanto do professor quanto do estudante. (...) Ela, contudo, reforça que todas as novas tecnologias podem ser úteis, desde que sejam usadas conscientemente e aliadas ao trabalho dos professores. (...) A docente destaca ainda que as diferenças socioeconômicas da população brasileira impedem que todos os estudantes tenham acesso igualitário às ferramentas digitais.

SILVA, Júlio. “Uso de IA nas escolas automatiza aprendizagem e impede a liberdade criativa dos alunos.” Jornal da USP,22 set.2023. Acesso em: 22 out.2024 (adaptado).

Assinale a opção que melhor reflete o que é afirmado sobre o tema no trecho acima.