Filtrar
268 Questões de concurso encontradas
Página 1 de 54
Questões por página:
"A inclusão das mídias digitais no ensino não é apenas uma questão de acesso, mas envolve a formação de competências que possibilitem aos educadores e alunos a produção e a reflexão crítica sobre o conhecimento."
(MORAN,2013)
Com base nessa citação, assinale a alternativa que melhor representa a visão de Moran sobre mídias e tecnologia na educação.
"As tecnologias da informação e comunicação (TICs) são fundamentais para a construção de ambientes de aprendizagem mais interativos e colaborativos, permitindo que os alunos se tornem protagonistas de seu próprio processo educativo."
(KENSKI,2007)
Com base nessa afirmação, assinale a alternativa correta sobre o papel das mídias e tecnologias na educação.
A escola que nos primórdios foi organizada para atender um determinado perfil de aluno, hoje se volta para uma demanda bastante diversificada que desafia e exige evoluções nas políticas vigentes da escola, como metodologias de ensino que possibilitem atender a todos sem distinção, o que implica mudanças nas práticas educativas, ainda com resquícios da escola tradicional no que tange à exclusão. Portanto, é preciso fazer da inclusão social uma realidade, para uma sociedade efetivamente democrática, na qual o acesso igualitário a oportunidades, valorização das diferenças e diversidades garantam a universalização dos direitos educacionais e sociais.
Revista Educação Especial | v.31 | n.60 | p.81-92 | jan./mar.2018 Santa Maria
Disponível em:https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial.
A partir das informações apresentadas, avalie as informações a seguir.
I. Quando os alunos com diversos níveis de deficiências estão numa sala inclusiva, eles podem aprender mais e melhor, assim como aos demais é dada a oportunidade de aprendizado, compreensão, respeito e convivência com as diferenças.
II. O desafio da escola inclusiva hoje é conferir ingresso e permanência a qualquer tipo de aluno e oferecer‐lhe respostas educativas de qualidade a partir do processo de segregação dos saberes.
III. Um ponto importante que precisa ser destacado para incluir alunos com deficiência está na qualificação da equipe de profissionais escolares e dos recursos pedagógicos.
IV. Quando se trata de alunos com deficiência, é preciso compreender que o processo de aprendizagem é possível dentro de sala de aula regular e modificar o pensamento excludente de que esses alunos não são capazes de estudar, conviver e aprender com os demais.
V. Incluir é reconhecer que existem outros de nós que precisam participar de todos os meios, seja profissional, educacional, social, independente das diferenças.
É correto o que se afirma em:
Desde o início da pandemia do COVID - 19 (coronavírus) e, consequentemente a adoção das medidas mais rígidas de distanciamento social, um dos setores mais afetado é o educacional. Como instituição constituída de aglomerações de sujeitos aprendentes, a suspensão das aulas presenciais suscitou grandes desafios educativos e sociais às escolas que, consequentemente, demandou mudanças quanto ao uso e potencialização das inovações produzidas pelas Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) e das competências mediáticas nas escolas. As escolas tiveram que se adequar e revestirem de esforços na transição do ensino presencial para o "ensino remoto", em função do regime emergencial. Enfim, gerou uma "metamoforse educativa" pós-coronavírus: uma leitura com as tecnologias e a metodologia dos Episódios de Aprendizagem Situados (EAS), de autoria do professor italiano Pier Cesare Rivoltella (2013), como solução admissível no diálogo das escolas com as tecnologias através das práticas pedagógicas.
Sousa, G. R. de, Borges, E. M., & Colpas, R. D. (2020). Em defesa das tecnologias de informação e comunicação na educação básica: diálogos em tempos de pandemia. Plurais Revista Multidisciplinar,5(1),146-169. https://doi.org/10.29378/plurais.2447-9373.2020.v5. n1.146-169.
A partir do fragmento textual apresentado e a metodologia de ensino à luz dos Episódio de Aprendizagem Situados (EAS) como contribuição necessária de renovação educativa, tecnológica e crítica, avalie as afirmações a seguir.
I. A EAS pode contribuir no processo necessário de renovação educativa, tecnológica e crítica.
II. A metodologia da EAS pode contribuir para a mobilização da relação entre contextos, conhecimentos formais e informais em prol de compartilhamento e desenvolvimento de habilidades e atitudes socioculturalmente constituídas na relação entre educação e tecnologias via didática.
III. Na metodologia dos EAS, as aulas são desenvolvidas em três momentos/elementos: momento preparatório/prévio; momento operatório/operativo e momento reestaurador.
IV. Os preceitos da metodologia dos EAS possibilitam aos alunos um agir competente com as tecnologias dentro e fora da escola. Nesse agir, eles mobilizam, compartilham conhecimentos, habilidades e atitudes socioculturalmente constituídas.
V. Sob o ponto de vista da neurociência cognitiva, da neurodidática e da bioeducação, o conceito de EAS potencializa os cenários básicos de aprendizagem humana, entre eles o das raízes enativas, na centralidade da orientação do professor (assumindo a situação didática, sua regulação e entendimento).
É correto o que se afirma em:
Disponível em: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/2 1/23/a-utilizacao-das-tecnologias-deinformacao-e-comunicacao-como-recursodidatico-pedagogico-no-processo-de-ensinoaprendizagem. Acesso em: 02 abr.2024.
Considerando as premissas que embasam sobre a temática em foco, avalie as afirmações a seguir:
I. A aplicabilidade das TIC oferece para os alunos a construção de saberes mediante a comunicabilidade e interligações com as diversidades do mundo, o qual não existe limitações e sociais e culturais, tornando o conhecimento e as experiências constantes.
II. Diante das concepções sobre o uso das TIC, a informática como ferramenta pedagógica no processo de ensino e aprendizagem não proporciona efeitos positivos.
III. As TIC quando bem empregadas utilmente na sala de aula, proporciona interação de conhecimento e construção de saberes.
IV.O uso das TIC nas escolas requer novas formas de comunicação, de ensinar e aprender, facilitando o aprendizado dos alunos com dificuldade de aprendizagem.
V. A integração das tecnologias na sala de aula das escolas é de responsabilidade exclusiva do professor com formação na área do conhecimento em informática.
É CORRETO apenas o que se afirma em: