Filtrar


Questões por página:
(Concurso Milagres/2018) A garantia do processo de inclusão perpassa também pela implementação de Salas de Recursos Multifuncionais (SRMs). Conforme Santos (2010), esse espaço é composto por diversos recursos acessíveis que auxiliam no desenvolvimento de alunos atendidos, público da educação especial. Nessa perspectiva, atribua valores de V para verdadeiro e F para falso.
( ) As Salas de Recursos Multifuncionais são espaços onde se realiza o Atendimento Educacional Especializado - AEE. Dentro desses espaços, é possível encontrarmos recursos acessíveis e equipamentos específicos, que irão ao encontro das necessidades dos alunos público-alvo da educação especial. ( ) O atendimento feito dentro da Sala de Recurso Multifuncional, com o público da educação especial, nesse caso alunos com Deficiência, Transtorno Global do Desenvolvimento e Altas Habilidades/superdotação ocorre em turno contrário à escolarização. ( ) Nas Salas de Recursos Multifuncionais, podemos encontrar alguns equipamentos específicos, dentre eles podemos mencionar: teclado colmeia, materiais e jogos pedagógicos acessíveis, lupas, entre outros. ( ) Algumas Salas de Recursos Multifuncionais tem acrescidos outros recursos, que se destinam para alunos com cegueira. Nesse espaço, será possível encontrar alguns equipamentos, tais como: impressora Braille, reglete, punção, guia de assinatura, globo calculadora sonora, entre outros.
Assinale a alternativa correta
“As mudanças tecnológicas das últimas décadas repercutiram de forma evidente na matemática, com o advento de novos recursos de armazenamento e comunicação de informações, de computação e de criação de realidades virtuais.”
Nesse contexto, a
nalise as afirmativas a seguir.

I.
O emprego da calculadora, ou do computador, deve ser encarado como limitador do desenvolvimento das habilidades matemáticas para operar com números.
II.O uso da calculadora torna indispensável desenvolver no estudante a capacidade de efetuar cálculos mentais e estimativas.
III.
As novas tecnologias de ensino e aprendizagem não atuam por si só e não podem sozinhas fazer com que os estudantes aprendam matemática.

Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)
As tecnologias, especialmente as digitais, fazem parte do cotidiano da maioria das pessoas e influenciam o seu modo de pensar, agir, sentir, relacionar-se e aprender. Para impulsionar o uso das tecnologias como recurso didático-pedagógico, com o propósito de melhorar a qualidade da educação brasileira, foram criados programas como o Programa um Computador por Aluno (PROUCA) e o Programa Nacional de Tecnologia Educacional (ProInfo). Todavia, a simples inserção de tecnologias da comunicação e da informação na escola não é suficiente para promover a sua integração ao currículo escolar.
Considere as afirmativas a seguir.
I. Na escola, para além do acesso às tecnologias da informação e da comunicação, os estudantes precisam aprender a utilizar essas tecnologias na busca e na seleção de informações que lhes permitam resolver os problemas do cotidiano, compreender o mundo e atuar na transformação de seu contexto. II. Não se pode discutir na escola a qualidade das informações veiculadas via tecnologias da informação e da comunicação. Cabe à família definir os conteúdos a que seus filhos terão ou não acesso. III. As tecnologias da informação e da comunicação estão presentes nos mais diferentes espaços e têm provocado transformações na organização social, mas não impõem mudanças no currículo e no cotidiano das escolas, pois não compreendem novas formas de ensinar e aprender. IV. A partir do uso das tecnologias da informação e da comunicação na escola, os estudantes podem participar de redes dialógicas de compartilhamento de experiências e produções sobre variados temas e compreender visões de mundo de pessoas de diferentes contextos e culturas.
Está correto o que se afirma em
O uso de softwares de geometria dinâmica aumenta significativamente as possibilidades de melhoria das práticas pedagógicas em sala de aula e, com isso, a aprendizagem dos estudantes. Estes softwares são caracterizados por ambientes virtuais interativos que permitem a criação e a manipulação de figuras geométricas a partir de suas propriedades. Desse modo, tais dispositivos tecnológicos facilitam a compreensão de conceitos e propriedades envolvidos. Em função de seu importante papel no ensino da matemática nos últimos anos, foram surgindo numerosos softwares os quais estão disponíveis em ambientes virtuais. Esses softwares apresentam características comuns que permitem:

I. Construir figuras geométricas que podem ser alteradas, transladadas e rotacionadas e, com isso, possibilitar a verificação de propriedades que sem a sua utilização possuiriam um caráter estático e teórico, muitas vezes, inatingível.

II. Substituir a missão de facilitador da aprendizagem incumbida ao professor, pois, com a utilização de softwares, não haverá dificuldades em compreender os conceitos geométricos a serem compreendidos pelos alunos.

No que se refere ao uso de novas tecnologias de comunicação e informação no ensino de matemática, pode-se afirmar que:
Os diálogos em educação física são atravessados hoje pelas intercorrências e informações constantes da internet e dos ambientes cibernéticos que colaboram para a construção e a produção das práticas corporais na atualidade. As linguagens tecnológicas pertencem ao universo juvenil deste século; sendo assim, pensar, produzir, refletir e vivenciar práticas corporais nas aulas de educação física também por meio dos universos digitais (tecnologia, computador, aplicativos, internet etc) é uma nova forma de ser e estar no mundo da cultura corporal de movimentos.
(FARIA,2020. Adaptado.)

O uso do computador nas escolas, em especial nas aulas de educação física, pode assumir dois diferentes papéis diante das práticas pedagógicas mediadas pelas tecnologias:

1. Instrucionista: processo em que o professor utiliza o computador como máquina de ensinar, ou seja, o docente apenas informatiza os métodos tradicionais de ensino. As informações são inseridas num computador e ao aluno cabe a execução das informações.

2. Construcionista: proposta em que o aprendiz constrói, por intermédio do computador, o seu próprio conhecimento. Nesta abordagem, o discente constrói um objeto de seu interesse, como uma obra de arte, um quadro, programa no computador, jogo etc.

São características pedagógicas da abordagem instrucionista e da abordagem construcionista aplicadas ao contexto da educação física nas escolas, respectivamente: