Filtrar


Questões por página:
"A revolução digital contém um potencial imensurável, mas, assim como tem sido alertado sobre como ela deve ser regulamentada na sociedade, atenção semelhante deve ser dada ao seu uso na educação. Deve ser usada para melhorar as experiências de aprendizagem e para o bem-estar de alunos e professores, e não em detrimento deles", adverte Audrey Azoulay, diretora-geral da UNESCO.

Ao encontro dessa temática, analise as afirmações a seguir e registre V, para verdadeiras, e F, para falsas:
( )Há evidências sólidas e imparciais do impacto da tecnologia educacional.
( )O direito à educação, cada vez mais, é sinônimo de direito à conectividade adequada; no entanto, há desigualdade no acesso.
( )A tecnologia precisa ser avançada para ser efetiva.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
As tecnologias assistivas são recursos importantes no processo de inclusão escolar. Assinale a alternativa que apresenta um exemplo de tecnologia assistiva.
As tecnologias digitais de informação e comunicação têm provocado mudanças nos sistemas educacionais, modificando metodologias e recursos e requerendo novos comportamentos de professores e de alunos. Alguns autores classificam essas evolução dos modelos educacionais denominando-os de Educação 1.0,2.0,3.0 e 4.0. Nesse sentido, observe as assertivas a seguir:

I.Na Educação 1.0, o foco é a transmissão do conhecimento por parte do professor.
II.Na Educação 2.0, o livro e o quadro negro deixam de ser elementos importantes para o ensino e a aprendizagem.
III.Na Educação 3.0, novos métodos de ensino são aplicados, mas os estudantes ainda devem atuar de forma passiva, memorizando conteúdos.
IV.Na Educação 4.0, os estudantes devem utilizar intensivamente as tecnologias digitais, aprendendo recursos como Inteligência Artificial e Internet das Coisas.

É correto o que se afirma em:
Um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) é uma plataforma online que facilita a criação, a distribuição e o gerenciamento de cursos e materiais educacionais. Esses ambientes permitem a interação entre professores e alunos, oferecendo ferramentas para comunicação, avaliações, atividades colaborativas e acompanhamento do progresso dos estudantes. Desse modo:

I.Os AVAs oferecem um amplo conjunto de recursos para os professores criarem atividades diferenciadas para os seus estudantes.
ll.Os AVAs oferecem recursos de comunicação síncrona (fórum) e assíncrona (chat) entre professor e estudantes e entre os próprios estudantes.
Ill.Os AVAs foram popularizados na década de 90, sendo que atualmente muitos são baseados no Moodle.

É correto o que se afirma em:
Atualmente, está disponível como recurso para o ensino e para a aprendizagem um conjunto de plataformas que possibilitam ao professor acompanhar o andamento do progresso dos estudantes, verificando o seu ritmo, monitorando e avaliando os estudantes em tempo real e oferecendo atividades personalizadas de acordo com o seu nível de conhecimento. Ao contrário dos métodos tradicionais de ensino, que oferecem o mesmo conteúdo para todos os alunos, essas plataformas utilizam algoritmos e inteligência artificial para criar experiências de aprendizado únicas e personalizadas. Essas plataformas são denominadas: