Filtrar


Questões por página:
No processo de ensino e aprendizagem, destacam-se os objetos digitais de aprendizagem (ODAs) definidos por Tarouco et al. (2014, p.14) como "qualquer recurso, suplementar ao processo de aprendizagem, que pode ser reusado para apoiar a aprendizagem, termo geralmente aplicado a materiais educacionais projetados e construídos". Em relação às suas características, os objetos digitais de aprendizagem:

I.Devem possibilitar o reuso em diferentes contextos de aprendizagem. Portanto, é recomendável que sejam editáveis.
lI.São granulares, indo desde um recurso básico, como um filme (granularidade fina), até um recurso amplo e completo (granularidade grande), como um curso.
IlI.Devem ser produzidos pelo professor e disponibilizados aos estudantes.

É correto o que se afirma em:
Por muitos anos, na história da humanidade, a produção de conteúdos foi um ofício solitário de elaboração e reelaboração em ferramentas analógicas simples fortemente baseados na escrita. O surgimento e a evolução das tecnologias digitais têm transformado essa ação em algo cada vez mais colaborativo e conectado. As plataformas digitais proporcionam novas formas de interação, compartilhamento e desenvolvimento de ideias e produções. Considerando esse contexto, podemos destacar os seguintes tipos de plataforma de colaboração e comunicação e suas características:

I.Redes sociais: Plataformas como Facebook, Twitter, lnstagram e Linkedln permitem que produtores de conteúdo interajam com seus seguidores, compartilhem seus trabalhos e construam sua marca pessoal.
lI.Plataformas de publicação: Plataformas como Wattpad e Medium permitem que autores publiquem seus trabalhos de forma independente e alcancem um público global.
IlI.Ferramentas de colaboração: Plataformas como Google Does e Canva facilitam a colaboração em projetos de produção de conteúdos, permitindo que vários autores trabalhem simultaneamente em um mesmo documento.
IV.Plataformas de crowdfunding: Plataformas como Kickstarter e Catarse permitem que produtores de conteúdo financiem seus projetos, oferecendo recompensas aos apoiadores.

Com base nisso, é correto afirmar que:
A Política Nacional de Educação Digital, publicada em 2023, instituiu quatro eixos estruturantes que norteiam a inserção das tecnologias digitais nos ambientes educacionais. Nesse sentido, relacione a segunda coluna de acordo com a primeira, que relaciona os eixos estruturantes com algumas questões emergentes apontadas pela política que devem ser abordadas no contexto educacional:

Primeira Coluna: Eixos Estruturantes

1.lnclusão Digital.
2.Educação Digital Escolar.

Segunda coluna: questões emergentes

(_)A cultura digital.
(_)Os direitos digitais.
(_)As tecnologias assistivas.

Nesse sentido, apresente a alternativa que associa corretamente a questão emergente ao seu respectivo eixo estruturante:
Muitos autores fundamentam o uso de Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), indicando sua importância nos processos educacionais. Algumas obras importantes sobre o tema estão listadas a seguir:

___ : A sociedade em rede.
___ : Cibercultura.
___ : A máquina das crianças: repensando a escola na era da informática.
___ : A terceira onda. Crescer na era das mídias eletrônicas.

Assinale a alternativa que, correta e respectivamente, apresenta os autores das obras:
Considere as afirmativas relacionadas à Cultura Digital apresentadas a seguir. Registre V, para verdadeiras, e F, para falsas:

(__) São pilares da Cultura Digital: tecnologia e sociedade, cidadania digital e letramento digital.

(__) São pilares da Cultura Digital: tecnologia e sociedade, cidadania digital e representação de padrões

(__) O pilar de cidadania digital se refere ao uso responsável da tecnologia pelas pessoas e contribui para o uso adequado das inovações tecnológicas que surgem ao nosso redor.

(__) O pilar de tecnologia e sociedade trata dos avanços das tecnologias da informação e comunicação e como a tecnologia funciona internamente, desde sua projeção até sua implantação.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta: