Questões de Concurso
Filtrar
305 Questões de concurso encontradas
Página 6 de 61
Questões por página:
Questões por página:
A Política Nacional de Educação Digital, publicada em 2023, instituiu quatro eixos estruturantes que norteiam a inserção das tecnologias digitais nos ambientes educacionais. Nesse sentido, relacione a segunda coluna de acordo com a primeira, que relaciona os eixos estruturantes com algumas questões emergentes apontadas pela política que devem ser abordadas no contexto educacional:
Primeira Coluna: Eixos Estruturantes
1.lnclusão Digital.
2.Educação Digital Escolar.
Segunda coluna: questões emergentes
(_)A cultura digital.
(_)Os direitos digitais.
(_)As tecnologias assistivas.
Nesse sentido, apresente a alternativa que associa corretamente a questão emergente ao seu respectivo eixo estruturante:
Primeira Coluna: Eixos Estruturantes
1.lnclusão Digital.
2.Educação Digital Escolar.
Segunda coluna: questões emergentes
(_)A cultura digital.
(_)Os direitos digitais.
(_)As tecnologias assistivas.
Nesse sentido, apresente a alternativa que associa corretamente a questão emergente ao seu respectivo eixo estruturante:
Muitos autores fundamentam o uso de Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), indicando sua importância nos processos educacionais. Algumas obras importantes sobre o tema estão listadas a seguir:
___ : A sociedade em rede.
___ : Cibercultura.
___ : A máquina das crianças: repensando a escola na era da informática.
___ : A terceira onda. Crescer na era das mídias eletrônicas.
Assinale a alternativa que, correta e respectivamente, apresenta os autores das obras:
___ : A sociedade em rede.
___ : Cibercultura.
___ : A máquina das crianças: repensando a escola na era da informática.
___ : A terceira onda. Crescer na era das mídias eletrônicas.
Assinale a alternativa que, correta e respectivamente, apresenta os autores das obras:
Concurso:
Prefeitura de Bombinhas - SC
Disciplina:
Pedagogia
Considere as afirmativas relacionadas à Cultura Digital apresentadas a seguir. Registre V, para verdadeiras, e F, para falsas:
(__) São pilares da Cultura Digital: tecnologia e sociedade, cidadania digital e letramento digital.
(__) São pilares da Cultura Digital: tecnologia e sociedade, cidadania digital e representação de padrões
(__) O pilar de cidadania digital se refere ao uso responsável da tecnologia pelas pessoas e contribui para o uso adequado das inovações tecnológicas que surgem ao nosso redor.
(__) O pilar de tecnologia e sociedade trata dos avanços das tecnologias da informação e comunicação e como a tecnologia funciona internamente, desde sua projeção até sua implantação.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
(__) São pilares da Cultura Digital: tecnologia e sociedade, cidadania digital e letramento digital.
(__) São pilares da Cultura Digital: tecnologia e sociedade, cidadania digital e representação de padrões
(__) O pilar de cidadania digital se refere ao uso responsável da tecnologia pelas pessoas e contribui para o uso adequado das inovações tecnológicas que surgem ao nosso redor.
(__) O pilar de tecnologia e sociedade trata dos avanços das tecnologias da informação e comunicação e como a tecnologia funciona internamente, desde sua projeção até sua implantação.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Concurso:
Prefeitura de Bombinhas - SC
Disciplina:
Pedagogia
Os Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) proporcionam uma plataforma flexível e interativa que permite aos alunos acessarem materiais educacionais, participarem de atividades de aprendizagem, colaborarem com colegas e receberem feedback de forma remota. Com base nos AVA, é correto afirmar que:
I. O AVA é uma tecnologia educacional difundida no meio acadêmico, que além de ser utilizado no ensino a distância, pode ser utilizado no ensino presencial com o objetivo de estender o ensino para além da sala de aula.
II. O AVA é utilizado para simular uma sala de aula real no meio digital, no qual os alunos podem consumir conteúdos em diversos formatos, como textos, vídeos, áudios, entre outros, além de poderem praticar por meio de exercícios e provas online.
III. Devido ao dinamismo do AVA e, a depender da metodologia de ensino utilizada pelo professor, os alunos podem desenvolver mais autonomia e responsabilidade, pois são capazes de trabalhar em seu próprio ritmo.
IV. O AVA é uma plataforma digital que possui recursos para auxiliar o aluno no seu aprendizado, de modo que o professor não precisa se preocupar em disponibilizar o conteúdo para seus alunos, pois os AVAs já vêm com o conteúdo pré-configurado.
É correto o que se afirma em:
I. O AVA é uma tecnologia educacional difundida no meio acadêmico, que além de ser utilizado no ensino a distância, pode ser utilizado no ensino presencial com o objetivo de estender o ensino para além da sala de aula.
II. O AVA é utilizado para simular uma sala de aula real no meio digital, no qual os alunos podem consumir conteúdos em diversos formatos, como textos, vídeos, áudios, entre outros, além de poderem praticar por meio de exercícios e provas online.
III. Devido ao dinamismo do AVA e, a depender da metodologia de ensino utilizada pelo professor, os alunos podem desenvolver mais autonomia e responsabilidade, pois são capazes de trabalhar em seu próprio ritmo.
IV. O AVA é uma plataforma digital que possui recursos para auxiliar o aluno no seu aprendizado, de modo que o professor não precisa se preocupar em disponibilizar o conteúdo para seus alunos, pois os AVAs já vêm com o conteúdo pré-configurado.
É correto o que se afirma em:
Concurso:
Prefeitura de Petrolina - PE
Disciplina:
Pedagogia
Desde o início da pandemia do COVID - 19 (coronavírus) e, consequentemente a adoção das medidas mais rígidas de distanciamento social, um dos setores mais afetado é o educacional. Como instituição constituída de aglomerações de sujeitos aprendentes, a suspensão das aulas presenciais suscitou grandes desafios educativos e sociais às escolas que, consequentemente, demandou mudanças quanto ao uso e potencialização das inovações produzidas pelas Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) e das competências mediáticas nas escolas. As escolas tiveram que se adequar e revestirem de esforços na transição do ensino presencial para o "ensino remoto", em função do regime emergencial. Enfim, gerou uma "metamoforse educativa" pós-coronavírus: uma leitura com as tecnologias e a metodologia dos Episódios de Aprendizagem Situados (EAS), de autoria do professor italiano Pier Cesare Rivoltella (2013), como solução admissível no diálogo das escolas com as tecnologias através das práticas pedagógicas.
Sousa, G. R. de, Borges, E. M., & Colpas, R. D. (2020). Em defesa das tecnologias de informação e comunicação na educação básica: diálogos em tempos de pandemia. Plurais Revista Multidisciplinar,5(1),146-169. https://doi.org/10.29378/plurais.2447- 9373.2020.v5.n1.146-169.
A partir do fragmento textual apresentado e a metodologia de ensino à luz dos Episódio de Aprendizagem Situados (EAS) como contribuição necessária de renovação educativa, tecnológica e crítica, avalie as afirmações a seguir.
I. A EAS pode contribuir no processo necessário de renovação educativa, tecnológica e crítica. II. A metodologia da EAS pode contribuir para a mobilização da relação entre contextos, conhecimentos formais e informais em prol de compartilhamento e desenvolvimento de habilidades e atitudes socioculturalmente constituídas na relação entre educação e tecnologias via didática. III. Na metodologia dos EAS, as aulas são desenvolvidas em três momentos/elementos: momento preparatório/prévio; momento operatório/operativo e momento reestaurador. IV. Os preceitos da metodologia dos EAS possibilitam aos alunos um agir competente com as tecnologias dentro e fora da escola. Nesse agir, eles mobilizam, compartilham conhecimentos, habilidades e atitudes socioculturalmente constituídas. V. Sob o ponto de vista da neurociência cognitiva, da neurodidática e da bioeducação, o conceito de EAS potencializa os cenários básicos de aprendizagem humana, entre eles o das raízes enativas, na centralidade da orientação do professor (assumindo a situação didática, sua regulação e entendimento).
É correto o que se afirma em:
Sousa, G. R. de, Borges, E. M., & Colpas, R. D. (2020). Em defesa das tecnologias de informação e comunicação na educação básica: diálogos em tempos de pandemia. Plurais Revista Multidisciplinar,5(1),146-169. https://doi.org/10.29378/plurais.2447- 9373.2020.v5.n1.146-169.
A partir do fragmento textual apresentado e a metodologia de ensino à luz dos Episódio de Aprendizagem Situados (EAS) como contribuição necessária de renovação educativa, tecnológica e crítica, avalie as afirmações a seguir.
I. A EAS pode contribuir no processo necessário de renovação educativa, tecnológica e crítica. II. A metodologia da EAS pode contribuir para a mobilização da relação entre contextos, conhecimentos formais e informais em prol de compartilhamento e desenvolvimento de habilidades e atitudes socioculturalmente constituídas na relação entre educação e tecnologias via didática. III. Na metodologia dos EAS, as aulas são desenvolvidas em três momentos/elementos: momento preparatório/prévio; momento operatório/operativo e momento reestaurador. IV. Os preceitos da metodologia dos EAS possibilitam aos alunos um agir competente com as tecnologias dentro e fora da escola. Nesse agir, eles mobilizam, compartilham conhecimentos, habilidades e atitudes socioculturalmente constituídas. V. Sob o ponto de vista da neurociência cognitiva, da neurodidática e da bioeducação, o conceito de EAS potencializa os cenários básicos de aprendizagem humana, entre eles o das raízes enativas, na centralidade da orientação do professor (assumindo a situação didática, sua regulação e entendimento).
É correto o que se afirma em: