Filtrar


Questões por página:
A aquisição da Língua de Sinais por crianças surdas segue uma sequência de estágios que se assemelha, em certos aspectos, ao desenvolvimento da linguagem oral em crianças ouvintes, respeitando as especificidades da modalidade visuo-espacial. Com base nesse processo, assinale a alternativa que apresenta corretamente os quatro estágios da aquisição da Língua de Sinais:

Sobre os aspectos linguísticos da Língua Brasileira de Sinais (Libras), preencha as proposições colocando (V) para Verdadeiro e (F) para Falso:

( ) A Libras, assim como as línguas orais, apresenta variação linguística, podendo haver diferenças regionais nos sinais utilizados por diferentes comunidades surdas.

( ) A morfologia da Libras não possui processos de derivação ou composição, pois cada sinal é único e não pode ser modificado.

( ) Na sintaxe da Libras, a marcação de tempo (passado, presente e futuro) pode ser realizada por meio da posição dos sinais no espaço e de expressões faciais específicas.

( ) A semântica da Libras não depende do contexto comunicativo, pois cada sinal possui um único significado fixo e imutável.

( ) A pragmática da Libras envolve o uso de expressões faciais e corporais para indicar intenção comunicativa, ironia, emoções e outras nuances do discurso. Após análise das proposições, marque a opção correta:
Sobre os aspectos linguísticos da Língua Brasileira de Sinais (Libras), verifique as afirmações:

I. A fonologia da Libras é composta por cinco parâmetros principais: configuração de mão, ponto de articulação, movimento, orientação da palma da mão e expressões não manuais.

II. A morfologia da Libras não permite a derivação de novos sinais, pois a língua possui um léxico fixo e imutável.

III. A sintaxe da Libras é flexível e pode apresentar diferentes ordens de constituintes, sendo influenciada pelo contexto e pela expressão facial.

IV. A semântica da Libras envolve significados que podem variar de acordo com o contexto discursivo e a expressão facial do sinalizante.

V. A pragmática da Libras não considera o uso da língua em situações comunicativas, pois a estrutura dos sinais é sempre literal e fixa.



Marque a opção que contém as afirmações corretas:
A Língua Brasileira de Sinais (Libras) é um recurso linguístico e pedagógico essencial para a inclusão, pois garante a comunicação, a participação e o aprendizado dos estudantes surdos, respeitando sua identidade linguística e promovendo uma educação verdadeiramente inclusiva.
Considerando a utilização dos sinais em Libras, marque o item em que os sinais das palavras são realizados com apenas uma das mãos.

Segundo Ferreira-Brito (1995), no processo produtivo na língua de sinais de incorporação da negação, o item a ser negado sofre alteração em um dos parâmetros, o que acarreta o aparecimento de um item de estrutura "fonético-fonológico" diferente daquele que e a sua base. O parâmetro que a autora menciona é: