Questões de Concurso
Filtrar
231 Questões de concurso encontradas
Página 3 de 47
Questões por página:
Existem diferentes níveis de interferência linguística nas sobreposições de bilíngues bimodais de dois pares de línguas como brasileiro usando a língua de sinais e a língua portuguesa. Quadros (2017) aponta várias interferências, nesse sentido, registre V, para verdadeiras, e F, para falsas:
(__) Há tendência de ter omissões da morfologia do português.
(__) Há omissão de usos de palavras funcionais no português.
(__) Quando as duas línguas são produzidas simultaneamente, há prejuízos para a prosódia de ambas.
(__) O modo bilíngue exige mais esforço cognitivo processual.
(__) Quando as línguas faladas forem usadas como primária, as línguas de sinais se acomodam à estruturas das línguas faladas.
Assinale a alternativa com a sequência correta:
O processo de incorporação de numeral em Libras, ocorre quando o número de uma unidade é expresso pela mudança na configuração de mão do sinal. Esse processo é comum na língua de sinais, mas há limites para a quantidade de unidades expressas de forma incorporada.
Assinale a alternativa que esteja de acordo com a incorporação de numeral em Libras.
A negação na Libras, pode ser feita, através de três processos diferentes.
Relacione os exemplos em Libras, identificando o processo de negação correspondente.

FONTE: FELIPE e MONTEIRO-2007
( ) Negação com incorporação de movimento contrário ao do sinal negado.
( ) Negação com um aceno de cabeça que pode ser feito simultaneamente com a ação que está sendo negada.
( ) Negação com o acréscimo do sinal NÃO à frase afirmativa.
Assinale a alternativa correta.
Observe o diálogo entre dois intérpretes de Libras sobre a melhor forma de traduzir algumas expressões para garantir maior clareza na comunicação.
A. Como podemos sinalizar corretamente “colocar um bolo no forno”, para que a ação fique clara?
B. Esse é um exemplo de verbo classificador. Para sinalizar, utilizamos uma configuração de mão específica para representar o bolo e outra para mostrar a ação de colocá-lo no forno.
De acordo com o diálogo acima, COLOCAR-BOLO-NO-FORNO é um exemplo de verbo classificador porque