Filtrar


Questões por página:
Segundo Albres e Vilhalva (2009), a Libras, como todas as línguas, apresenta polissemia o fato de um sinal ter muitas significações dependendo do contexto. (Adaptado de: ARAUJO, Hélio Fonseca de. Libras em Contexto. http://www.slideshare.net/classee-specialszinclusao/l-i-b-r-a-s-contextoescolar-2016)
Corresponde a exemplo de sinais polissêmicos:
A língua de sinais é uma língua de modalidade visual espacial e tem sua gramática própria. Reconhecida por Willian Stokoe, em 1960, quando comprovou que suas pesquisas atendiam aos critérios linguísticos de todas as línguas humanas. No entanto, os estudos fonológicos da língua de sinais destacam que
As figuras abaixo reportam-se a uma afirmativa muito importante acerca das particularidades das línguas de sinais.
Imagem associada para resolução da questão

É correto afirmar que iconicidade
mostrar texto associado
O tradutor e intérprete da língua de sinais precisa ter conhecimento das diferenças entre a Libras e a língua portuguesa. Com base no exposto, assinale a alternativa que apresenta uma dessas diferenças.
mostrar texto associado
A Lei de Libras está sendo questionada. Não na totalidade, mas no parágrafo único do artigo 4°, que afirma que o uso da Libras não pode substituir a modalidade escrita da língua portuguesa. Está em trâmite a Ação Direta de Inconstitucionalidade n° 5.820, que pretende derrubar esse parágrafo único, dando aos surdos o direito de substituir a prova de papel (comum à maioria dos candidatos) por uma prova em vídeo traduzida para Libras e registrar as respostas discursivas das provas, por exemplo, de concursos públicos, também em vídeo. O principal argumento é que a Libras é uma língua de registro não alfabético e, embora existam pesquisas já bem desenvolvidas, ainda não foi consolidada uma estratégia de escrita da língua sinalizada no Brasil. São exemplos de possibilidade de grafia em tinta da língua de sinais o SignWriting e o (a)