Filtrar


Questões por página:
mostrar texto associado
Vandresen define a linguística contrastiva como “uma subárea da linguística geral, interessante em apontar similaridades e diferenças estruturais entre a língua materna e uma língua estrangeira”. Estabelecer diferenças e similaridades entre línguas é um quesito importante a ser dominado pelos tradutores e intérpretes de língua de sinais (TILS) no que tange a dominar a língua fonte e a alvo. Com relação ao exposto, assinale a alternativa que indica um erro de formação contrastiva entre a Língua Portuguesa e a Libras.
mostrar texto associado
Na Língua Portuguesa, algumas palavras com a mesma grafia assumem muitos significados de acordo com o contexto em que estão inseridas. Por exemplo, a palavra “pena”, que pode assumir o significado de dó (piedade); pluma (pena de ave); castigo (pena de prisão); ou instrumento de escrita (bico de pena). Em Libras, isso também pode acontecer com palavras que possuem parâmetros formativos idênticos. É correto citar, como exemplo, as palavras
Observe e assinale a alternativa correta para os sinais a seguir em suas devidas categorias:
Imagem associada para resolução da questão
O sinal da palavra, quando traduzido para Libras, que é executado com a mesma configuração de mãos com que se executa o sinal correspondente à palavra “farmácia” é:
Assinale a alternativa que aponta a palavra ou expressão da língua portuguesa correspondente ao sinal da língua brasileira de sinais, cuja execução é descrita da seguinte forma: “mão em 'A', palma para a esquerda, tocando a boca, girando o pulso para a esquerda com os olhos fechados e os lábios cerrados”.