Filtrar


Questões por página:
Jean Piaget (1896-1980) tornou-se um dos grandes expoentes das teorias psicológicas que embasam a corrente pedagógica que ficou conhecida como construtivismo.

Assinale a opção que expressa uma abordagem construtivista no que tange à atuação docente.
A inteligibilidade é a capacidade de ter consciência do que se sabe, do que se conhece, assim como do que se faz. Por vezes, vemos alguém consertar alguma coisa e, então, perguntamos: “Por que você agiu assim?” Ao que o outro responde: “A razão pela qual isso funciona desse modo eu não sei, mas sei que é assim.” Mecanicamente, sabe fazer alguma coisa, mas não sabe a razão pela qual é necessário agir dessa forma. Nesse caso, não há inteligibilidade na conduta.
LUCKESI, Cipriano, Carlos. Avaliação da aprendizagem: componente do ato pedagógico. São Paulo: Cortez,2021, p.110.

Nas situações da prática de ensino, há atividades escolares em que a noção de inteligibilidade, tal como definida pelo trecho acima, se aplica.

Assinale a opção que expressa corretamente uma dessas aplicações.
Jean Piaget formula a clássica teoria da divisão do desenvolvimento cognitivo e moral da criança. O período da vida infantil que antecede a linguagem, em que a criança executa apenas ações motoras, sem ter ainda atividades de pensamento, denomina-se
Não é possível afirmar que Piaget não mereça crítica. Sabe-se hoje que suas pesquisas subestimaram um pouco a capacidade da criança e que algumas das limitações que apontou eram ocasionadas bem mais pela linguagem que utilizou e que não foi muito bem compreendido, que por restrições cerebrais quanto à capacidade de pensar. Mas se essas restrições sugerem algumas correções em suas teorias, de forma alguma desmerecem a grandeza das mudanças na educação que apresentou.

ANTUNES, CELSO. Professores e professauros: reflexões sobre a aula e práticas pedagógicas diversas. Petrópolis, RJ: Vozes,2008, p.161.

Acerca das contribuições de Piaget para o campo da educação, assinale a opção correta.
Uma aprendizagem ou um conhecimento aprendido é inteligível quando se tem o domínio da razão de ser ou do funcionamento de alguma coisa. Isso significa que, na escola ou em qualquer outra situação, não basta um ensino e uma aprendizagem que se deem de forma mecânica ou somente de memória. Há necessidade do entendimento do que se ensina e do que se aprende. O educando precisa aprender as ações mentais (compreender como as coisas operam) e procedimentais (como realiza-las).

LUCKESI, Cipriano, Carlos. Avaliação da aprendizagem: componente do ato pedagógico. São Paulo: Cortez,2021, p.110.

Com base no texto, avalie as afirmativas a seguir.

I. Quando os estudantes cumprem uma tarefa proposta, não significa necessariamente que compreendem o que estão fazendo.
II. Quando a professora de língua espanhola ordena que se repita as preposições em castelhano, ocorre uma aprendizagem inteligível.
III. Quando o professor de teatro pede que se memorize um diálogo para a apresentação de uma peça, ocorre uma aprendizagem inteligível.

Está correto o que se afirma em