Filtrar


Questões por página:
De acordo com Brião e Campanholo (2018), as funções executivas regulam o comportamento humano e correspondem ao conjunto de habilidades essenciais que permite ao indivíduo interagir com o mundo. Entre as alternativas listadas abaixo, correlacione corretamente as com suas definições.

I - Inibição
II - Planejamento
III - Fluência
IV -Flexibilidade cognitiva

( ) Capacidade de identificar e organizar ações sequenciadas e hierarquizadas que conduzam o indivíduo a um objetivo.
( ) Capacidade de conter uma resposta predominante, automática ou previamente aprendida que pode ser inadequada ou irrelevante no contexto atual, sendo responsável pelos comportamentos impulsivos.
( ) Capacidade de mudar o curso do pensamento ou das ações de acordo com as exigências ambientais. Requer que se explore conceitos e ações mudando suas condutas da maneira mais apropriada.
( ) Capacidade do indivíduo de emitir uma série de comportamentos de acordo com uma regra ou estrutura específica determinada pelo ambiente.

Marque a alternativa que contém a sequência correta:
Na Psicopedagogia, de acordo com Visca (2010), durante a EOCA (Entrevista Operativa Centrada na Aprendizagem), é importante observar três níveis que resultarão no primeiro sistema de hipóteses. Esse sistema será constituído pelos sintomas (com seus respectivos indicadores) e por algumas ideias acerca das causas atuais que os provocam. A temática compõe um desses níveis. Sobre ela, assinale a alternativa correta.
O modelo de Pichon-Rivière considera três configurações que são instâncias necessárias no processo do desenvolvimento e diante de cada nova aprendizagem. Assinale a alternativa que corresponde à resposta correta.
As dificuldades de aprendizagem podem surgir ao longo da vida escolar do estudante e tem causas multifatoriais que vão desde aspectos genéticos até sociais. Assim, considerando um caso hipotético de um estudante com dificuldades no estudo e a atividade terapêutica do orientador educacional, a ação deste profissional deve ser de:
Há três importantes autores que apresentam conceitos sobre a aprendizagem que, apesar de guardarem entre si semelhanças, tem aspectos pontuais de diferenças. Considerando esta ideia assinale a segunda coluna de acordo com a primeira.

W – Henry Wallon
P – Jean Piaget
V – Lev Vygotsky

( ) Defende que a aprendizagem não é uma mera aquisição de informações, mas sim um processo dinâmico e ativo, onde a interação com outros indivíduos e a utilização de instrumentos culturais são fundamentais.
( ) Para este autor a aprendizagem não é apenas um processo intelectual, mas uma experiência global que envolve afetividade, cognição, motricidade e a formação da identidade da pessoa.
( ) A aprendizagem é defendida como uma construção ativa do conhecimento, em que o indivíduo interage com o ambiente e, através da experiência, modifica seus esquemas mentais.

A sequência correta é: