Filtrar


Questões por página:
Na perspectiva de Piaget (1978), o jogo é uma condição vital para o desenvolvimento da criança; inicialmente egocêntrico e espontâneo, vai se tornando cada vez mais uma atividade social, na qual as relações individuais são fundamentais. Através do jogo a criança assimila e se apropria daquilo que percebe na realidade. Segundo Piaget, “a fase que a criança interage com objetos de forma muito intensa, necessitando pegar e compreender intuitivamente seu formato, efeitos que produz e relações com outros objetos, em que o ato de brincar da criança nesta faixa etária é puramente pelo prazer do movimento da interação com o brinquedo”, se refere ao estágio:
Analise o texto abaixo:
____________________________o indivíduo torna-se humano ao ser colocado em contato com a cultura, com os outros seres humanos e signos, que farão a mediação entre o sujeito e o conhecimento; de maneira geral, vê o ser humano e sua humanidade como produtos da história socialmente criada e desenvolvida pelo próprio homem na sua vida em sociedade.
Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna do texto.
Qual das teorias de aprendizagem defende o pressuposto de que a aprendizagem impulsiona o desenvolvimento?
Na Proposta Curricular de São José, qual é teoria da aprendizagem e do desenvolvimento indicada como a que melhor responde às questões relativas à formação dos homens – sujeitos – cidadãos contemporâneos?
Considere a seguinte descrição:

"Trata-se de um distúrbio que se manifesta principalmente durante a infância e adolescência, caracterizado por comportamento desafiador e impulsivo, bem como dificuldade em lidar com situações frustrantes e uma inclinação à teimosia, entre outros sintomas."

A que distúrbio essa descrição se relaciona?