Filtrar


Questões por página:
“Podemos considerar o problema de aprendizagem como um sintoma, no sentido de que o não aprender não configura um quadro permanente, mas ingressa numa constelação peculiar de comportamentos, nos quais se destaca como sinal de descompensação.” (PAZ, apud JOSÉ; COELHO,1993, p.23). A partir disto, analise as afirmativas a seguir e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) Um distúrbio de aprendizagem pressupõe uma lesão cerebral, sendo a inteligência da criança anormal. ( ) Nos distúrbios de aprendizagem, ocorre um atraso, um transtorno em um ou mais processos da linguagem falada, leitura, ortografia, caligrafia e aritmética, que pode resultar de uma possível disfunção do Sistema Nervoso Central que se pode manifestar em privações na percepção, atenção, conceitualização, memória, linguagem e funções motoras. ( ) A dislexia é uma dificuldade de aprendizagem de origem neurológica. É caracterizada pela dificuldade com a fluência correta na leitura e por dificuldade na habilidade de decodificação e soletração. Essas dificuldades resultam tipicamente do déficit no componente fonológico da linguagem que é inesperado em relação a outras habilidades cognitivas consideradas na faixa etária. ( ) É disgráfica toda criança cuja qualidade da escrita é deficiente, não sendo ela portadora de qualquer déficit neurológico importante ou intelectual que explique esta deficiência. Trata-se, portanto, de crianças intelectualmente normais, que vêm à consulta por causa de sua escrita ilegível ou muito lenta, dificuldades estas que prejudicam, em geral, a marcha normal de sua escolaridade.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
A psicopedagogia é um campo de conhecimento e atuação que lida com os problemas de aprendizagem nos seus padrões normais ou patológicos, considerando a influência da família, da escola e da sociedade no seu desenvolvimento (MORAES,2010). Acerca do papel do psicopedagogo, analise as afirmativas a seguir e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) O papel inicial da psicopedagogia é focado no estudo do processo de aprendizagem, diagnóstico e tratamento dos seus obstáculos. ( ) Cada psicopedagogo possui um estilo de fazer a intervenção psicopedagógica. ( ) O psicopedagogo procura, compreender o indivíduo em suas várias dimensões para ajudá-lo a reencontrar seu caminho, superar as dificuldades que impeçam um desenvolvimento harmônico e que estejam se constituindo num bloqueio da comunicação dele com o meio que o cerca. ( ) O psicopedagogo irá fazer uma análise da situação do aluno para poder diagnosticar os problemas e suas causas.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
A Psicopedagogia se constitui como produção de um ramo científico e seu objeto de estudo; embora ainda gere discussões, nunca deixou de ter como foco os diferentes processos de aprendizagem e suas implicações no desenvolvimento e desempenho do “sujeito cognoscente”, isto é, do sujeito aprendente (SOBRINHO,2015). Sobre o objeto de estudo da psicopedagogia, analise as afirmativas a seguir.
I. Existem 2 enfoques principais acerca do objeto de estudo da psicopedagogia: o preventivo e o terapêutico. II. O objeto de estudo da Psicopedagogia, abarca o aprender e o ensinar, tendo como base as realidades internas e externas da aprendizagem. III. O objeto de estudo é o indivíduo que ‘não aprende’, ou seja, que apresenta algum tipo de déficit. IV. Engloba o processo de aprendizagem humana, levando em consideração os padrões evolutivos normais e patológicos e a influência do meio – escola, família, sociedade.
Estão incorreta as afirmativas:
O reconhecimento do complexo afetivo (emoções, sentimentos e paixões) aponta para a necessidade de discussão das aporias natureza e cultura, objetividade e subjetividade, buscando superar a ingenuidade do senso comum e o inatismo biológico. Inúmeras são as abordagens que ressaltam a importância da afetividade para as relações humanas e como tais relações interferem positiva ou negativamente em nosso comportamento, influenciando sobremaneira o processo de aprendizagem, o convívio social e as demandas mais elementares da vida cotidiana (SILVA, 2020). Acerca da afetividade no processo de aprendizagem, assinale a alternativa incorreta.
As dificuldades de aprendizagem passaram a ser foco de atenção, e a Medicina começou a estudar a causa dos problemas e suas possíveis correções. A Primeira Guerra Mundial ofereceu a oportunidade de se descobrir, no cérebro dos soldados feridos, a relação das áreas cerebrais danificadas com as funções que apareciam prejudicadas. A Oftalmologia, a Neurologia, a Psiquiatria eram algumas das áreas da Medicina que se ocupavam com esses estudos. No final do século XIX, educadores, psiquiatras e neuropsiquiatras começaram a se preocupar com os aspectos que interferiam na aprendizagem e a organizar métodos para a Educação Infantil. Desta época, temos a colaboração de Seguin, Esquirol, Montessori e Decroly, entre outros. Abrem-se, assim, as portas para o surgimento da Psicopedagogia (SÁ, et al.,2008, p.7, ).
Sobre o contexto histórico de surgimento e de inserção da psicopedagogia no âmbito científico e profissional, analise as afirmativas a seguir e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) A Psicopedagogia tem se desenvolvido como uma forma de vinculação entre a Pedagogia e a Psicologia, e pode ser entendida a partir de pressupostos teóricos elaborados em países de língua francesa. ( ) Estudando o indivíduo que aprende no seu aspecto normal e patológico, a Psicopedagogia é a área que dá uma consideração especial ao aspecto psicológico deste indivíduo, mas sendo uma área aplicada, deverá ir além da práxis, desenvolvendo pesquisas de base e criando um campo de conhecimento próprio. ( ) Atualmente, volta-se para uma realidade tipicamente educacional, que são certos fenômenos – relativos à não-aprendizagem – que ocorrem dentro do âmbito familiar, escolar e comunitário, que podem ser remediáveis e prevenidos. ( ) Estudos apontam que a Psicopedagogia não tenha, ainda, desenvolvido o seu corpo teórico específico, de vez que é uma área nova em todo o mundo e que seu florescimento ainda está na dependência do desenvolvimento não só da Psicologia e da Pedagogia, mas também de áreas mais específicas de conhecimento, como a Neuropsicologia e a Psicolinguística, entre outras.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.