Questões de Concurso
Filtrar
888 Questões de concurso encontradas
Página 124 de 178
Questões por página:
Questões por página:
Enquanto mediador dos processos de aprendizagem, o psicopedagogo deveria trabalhar com as competências e habilidades necessárias à sua profissionalização. Para tanto, Beauclair (2004) elenca algumas características formativo-pessoais que sustentam a formação profissional e a prática do psicopedagogo. Acerca do exposto, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas. ( ) O psicopedagogo deve ser capaz de construir vínculos baseados na confiança recíproca e no respeito mútuo, favorecendo o desenvolvimento da autonomia, tanto quanto possível. ( ) O psicopedagogo deve ser “continente” da ansiedade da criança; entretanto, quando se trata de outros membros da escola ou da família, deve manter-se indiferente, pois sua práxis não abrange o atendimento aos professores e familiares. ( ) O psicopedagogo deve ser capaz de desenvolver razoável tolerância às situações de frustração, algumas delas inevitáveis na prática. ( ) O psicopedagogo deve ter desenvolvido um bom nível operacional de pensamento que lhe possibilite flexibilidade para lidar com situações complexas e, muitas vezes, inesperadas. ( ) O psicopedagogo deve ter sensibilidade para captar aspectos emocionais expressos objetivamente ou não. A sequência está correta em
“Todo diagnóstico psicopedagógico é, em si, uma investigação, uma pesquisa do que não vai bem com o sujeito em relação a uma conduta esperada. Será, portanto, o esclarecimento de uma queixa, do próprio sujeito, da família e, na maioria das vezes, da escola. No caso, trata-se do não aprender com dificuldade ou lentamente, do não revelar o que aprendeu, do fugir de situações de possível aprendizagem.” (Weiss,2012, p.31.) Com relação ao diagnóstico psicopedagógico na escola é essencial que, EXCETO:
Com relação às bases psicológicas da aprendizagem, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas. ( ) Os mecanismos de condicionamento operante que Bruner considera importantes são: reforço positivo ou recompensa; reforço negativo; extinção ou ausência de reforço; e, castigo. ( ) A ideia básica da teoria da Piaget é a de que as funções permanecem invariáveis, mas que as estruturas mudam, sistematicamente, conforme a criança se desenvolve. ( ) Vygotsky partia da ideia de que a criança tem necessidade de atuar de maneira eficaz e com independência e de ter a capacidade para desenvolver um estado mental de funcionamento superior quando interage com a cultura. ( ) A teoria de Skinner tem quatro princípios fundamentais: motivação, estrutura, sequência e reforçamento. ( ) A teoria da assimilação de Ausubel, ou teoria da aprendizagem significativa, é uma teoria cognitivista e procura explicar os mecanismos internos que ocorrem na mente humana com relação ao aprendizado e à estruturação do conhecimento. A sequência está correta em
mostrar texto associado
De acordo com o exposto, trata-se da Teoria:
Concurso:
Prefeitura Municipal de Congonhas - MG
Disciplina:
Pedagogia
Considere as abordagens teóricas de ensino e aprendizagem, a saber:
I. Behaviorismo.
II. Construtivismo Interacionista.
III. Construtivismo Sócio-Interacionista.
Analise as afirmativas e as relacione aos itens anteriores:
( ) Modelo pedagógico consolidado a partir de 1930, onde aceitava-se que o processo de aprendizagem era fruto de memorizações provenientes de repetições de ações realizadas pelos estudantes.
( ) Nesta abordagem que tem Vigotsky como principal nome, considera-se que a aprendizagem está diretamente ligada, relacionando a interação do indivíduo com o meio externo, meio este que levava em conta não apenas os objetos, mas os demais sujeitos.
( ) As ideias colocadas nesta abordagem sugerem que o aprendiz compreenda o mundo através da sua percepção, construindo significados para este mundo.
( ) A ideia principal desta abordagem, que tem Piaget como o seu maior expoente, era que a lógica de funcionamento mental da criança é qualitativamente diferente da lógica adulta.
( ) Para Skinner, apontado atualmente como o principal expoente desta abordagem, o aluno é ensinado na medida em que é induzido a se engajar em novas formas de comportamento e em formas específicas, em situações específicas.
A sequência está correta em:
I. Behaviorismo.
II. Construtivismo Interacionista.
III. Construtivismo Sócio-Interacionista.
Analise as afirmativas e as relacione aos itens anteriores:
( ) Modelo pedagógico consolidado a partir de 1930, onde aceitava-se que o processo de aprendizagem era fruto de memorizações provenientes de repetições de ações realizadas pelos estudantes.
( ) Nesta abordagem que tem Vigotsky como principal nome, considera-se que a aprendizagem está diretamente ligada, relacionando a interação do indivíduo com o meio externo, meio este que levava em conta não apenas os objetos, mas os demais sujeitos.
( ) As ideias colocadas nesta abordagem sugerem que o aprendiz compreenda o mundo através da sua percepção, construindo significados para este mundo.
( ) A ideia principal desta abordagem, que tem Piaget como o seu maior expoente, era que a lógica de funcionamento mental da criança é qualitativamente diferente da lógica adulta.
( ) Para Skinner, apontado atualmente como o principal expoente desta abordagem, o aluno é ensinado na medida em que é induzido a se engajar em novas formas de comportamento e em formas específicas, em situações específicas.
A sequência está correta em: