Filtrar


Questões por página:
Em uma turma de 4º ano, a professora propõe uma atividade de leitura em grupos. Alguns alunos com dificuldades individuais apresentam avanços quando interagem com colegas mais experientes. Entretanto, parte da equipe pedagógica insiste que apenas provas individuais revelam o "verdadeiro" nível de aprendizagem. Com base nos pressupostos construtivistas e sócio-históricos, assinale a alternativa correta.
De acordo com a perspectiva vigotskiana, o desenvolvimento humano rompe com a ideia de linearidade, ao destacar que a aprendizagem não apenas acompanha, mas pode impulsionar o desenvolvimento, à medida que as interações sociais e as práticas educativas favorecem a emergência de novas competências cognitivas e sociais. Nesse sentido, Vigotsky propõe que o processo de aprendizagem e desenvolvimento deve ser compreendido a partir do(a):
Uma escola registra aumento no número de encaminhamentos de crianças ao neuropediatra. Os motivos variam: dificuldade de concentração, agitação em sala e desinteresse por atividades repetitivas. Muitos desses casos resultaram em prescrições de medicamentos para Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). Parte dos docentes, entretanto, observa que os comportamentos aparecem em situações pedagógicas pouco participativas e que desaparecem em práticas lúdicas e interativas. Segundo o documento Medicalização de crianças e adolescentes produzido pelo Conselho Regional de Psicologia, assinale a alternativa correta.
É um transtorno do neurodesenvolvimento caracterizado por sintomas persistentes de desatenção, inquietação e impulsividade, que aparecem geralmente antes dos 12 anos de idade. Embora frequentemente diagnosticado na infância, pode persistir na adolescência e na vida adulta, afetando o funcionamento pessoal, social, acadêmico e profissional do indivíduo. Esse transtorno denomina-se:
Visualizar Questão Comentada
De acordo com Piaget, o desenvolvimento cognitivo ocorre por meio de diferentes estágios. Um deles caracteriza-se pelo fato de a criança começar a utilizar a linguagem e o pensamento simbólico. Nesse estágio, o pensamento é egocêntrico e pouco lógico. Também há dificuldade de compreender pontos de vista diferentes do próprio e de entender princípios como a conservação da quantidade. Esse é o estágio:
Visualizar Questão Comentada