Questões de Concurso
Filtrar
888 Questões de concurso encontradas
Página 137 de 178
Questões por página:
Questões por página:
Concurso:
Universidade Federal Fluminense (UFF)
Disciplina:
Pedagogia
A aprendizagem, na teoria de Ausubel (em Coll, Marchesi e Palacios), supõe vincular a nova informação com conceitos já existentes na estrutura cognitiva do aprendiz. Tais conceitos são denominados:
Concurso:
Universidade Federal Fluminense (UFF)
Disciplina:
Pedagogia
Ausubel (em Coll, Marchesi e Palacios) defende uma teoria de aprendizagem em que a nova informação se relaciona de maneira não arbitrária com os conhecimentos que a pessoa já tem. Em sua teoria postula a transformação, tanto do conteúdo assimilado quanto daquele que o estudante já sabia. Trata-se da teoria da aprendizagem:
Concurso:
Universidade Federal Fluminense (UFF)
Disciplina:
Pedagogia
Conforme mostra Piaget (em Coll, Marchesi e Palacios), nenhuma aprendizagem consiste apenas em aquisições extraídas da experiência física, mas supõe a intervenção de instrumentos lógicos. Para a posição interacionista, a intervenção necessária do sujeito e dos objetos em qualquer aprendizagem é modulada por fatores internos de:
Concurso:
Universidade Federal Fluminense (UFF)
Disciplina:
Pedagogia
A compreensão de alguns aspectos do desenvolvimento da aprendizagem são essências para definir as melhores estratégias de ensino. Segundo Piaget (em Coll, Marchesi e Palacios), há, classicamente, três fatores que são imprescindíveis para o desenvolvimento. São eles:
Concurso:
Prefeitura de Campinorte - GO
Disciplina:
Pedagogia
Quanto à aplicação das Teorias Psicológicas à Educação, tem-se as seguintes afirmações:
I. A adoção de cada teoria conduz a uma maneira específica de planejar e avaliar o processo de ensino-aprendizagem. II. Basicamente, as divergências existentes entre essas teorias estão na ênfase dada pelos autores a um de dois aspectos: à mudança no comportamento ou ao processo mental subjacente a tal processo. III. A tarefa do educador é a de transformar a teoria em prática; o ponto fundamental é a consistência, ou seja, evitar intervenções incongruentes com os princípios da teoria adotada.
A partir das afirmações apresentadas, assinale a alternativa correta.
I. A adoção de cada teoria conduz a uma maneira específica de planejar e avaliar o processo de ensino-aprendizagem. II. Basicamente, as divergências existentes entre essas teorias estão na ênfase dada pelos autores a um de dois aspectos: à mudança no comportamento ou ao processo mental subjacente a tal processo. III. A tarefa do educador é a de transformar a teoria em prática; o ponto fundamental é a consistência, ou seja, evitar intervenções incongruentes com os princípios da teoria adotada.
A partir das afirmações apresentadas, assinale a alternativa correta.