Questões de Concurso
Filtrar
888 Questões de concurso encontradas
Página 141 de 178
Questões por página:
Questões por página:
Disciplina:
Pedagogia
Analise as afirmativas a seguir:
I. A psicologia da educação parte das bases psicológicas da aprendizagem para atrapalhar a atuação profissional dos profissionais de educação.
II. Conhecer características fundamentais do Brasil nas dimensões sociais, materiais e culturais é um dos objetivos do Ensino Fundamental.
Marque a alternativa CORRETA:
I. A psicologia da educação parte das bases psicológicas da aprendizagem para atrapalhar a atuação profissional dos profissionais de educação.
II. Conhecer características fundamentais do Brasil nas dimensões sociais, materiais e culturais é um dos objetivos do Ensino Fundamental.
Marque a alternativa CORRETA:
Concurso:
Prefeitura de Flores - PE
Disciplina:
Pedagogia
Analise as afirmativas a seguir:
I. O paradigma Psicologizante, na perspectiva de Vygotsky, concebe a avaliação como uma oportunidade de ação-reflexão, formando seres críticos e participativos.
II. Segundo Vygotsky, a aprendizagem é uma experiência individual, não social, a qual é mediada pela interação entre a linguagem e a ação. Sendo assim, o professor, ou qualquer pessoa que tenha o papel de educar, deve evitar utilizar estratégias que levem o aluno a tornar-se independente.
Marque a alternativa CORRETA:
I. O paradigma Psicologizante, na perspectiva de Vygotsky, concebe a avaliação como uma oportunidade de ação-reflexão, formando seres críticos e participativos.
II. Segundo Vygotsky, a aprendizagem é uma experiência individual, não social, a qual é mediada pela interação entre a linguagem e a ação. Sendo assim, o professor, ou qualquer pessoa que tenha o papel de educar, deve evitar utilizar estratégias que levem o aluno a tornar-se independente.
Marque a alternativa CORRETA:
Concurso:
Prefeitura de Flores - PE
Disciplina:
Pedagogia
Analise as afirmativas a seguir:
I. Segundo Vygotsky, o desenvolvimento cognitivo do aluno não possui relação com a interação social, pois esse desenvolvimento é determinado pela didática do professor, exclusivamente.
II. Uma questão central na obra de Vygotsky é a aquisição de conhecimentos pela interação do sujeito com o meio.
Marque a alternativa CORRETA:
I. Segundo Vygotsky, o desenvolvimento cognitivo do aluno não possui relação com a interação social, pois esse desenvolvimento é determinado pela didática do professor, exclusivamente.
II. Uma questão central na obra de Vygotsky é a aquisição de conhecimentos pela interação do sujeito com o meio.
Marque a alternativa CORRETA:
Concurso:
Prefeitura de Cuiabá - MT
Disciplina:
Pedagogia
Como se sabe, a psicopedagogia se ocupa da aprendizagem humana, ou melhor, de tudo que está relacionado à aprendizagem humana: como o ser humano aprende; como a aprendizagem varia evolutivamente e está condicionada por vários fatores; o que leva esse ser humano a aprender; o que leva o ser humano a não aprender; como e por que ocorrem distúrbios de aprendizagem; como reconhecer esses distúrbios e tratá-los; o que fazer para prevenir e para promover processos de aprendizagem que sejam significativos para os estudantes. A psicopedagogia possui duas vertentes: curativa ou terapêutica e a preventiva (SOBRINHO,2015).
Sobre estas duas vertentes da psicopedagogia, assinale a alternativa correta.
Sobre estas duas vertentes da psicopedagogia, assinale a alternativa correta.
Concurso:
Prefeitura de Cuiabá - MT
Disciplina:
Pedagogia
Desde o nascimento até a idade adulta, o desenvolvimento mental do indivíduo é um processo contínuo de construção de estruturas variáveis, que, ao lado de características que são constantes e comuns a todas as idades, refletem o seu grau de desenvolvimento intelectual (PIAGET,1967). Os estágios de desenvolvimento dessas estruturas foram descritos de maneira resumida e explicativa por Piaget, em algumas de suas obras (PIAGET, 1983; PIAGET,1967) e podem ser divididos em quatro períodos principais. No estágio ______ ou ______, a criança procura coordenar e integrar as informações que recebe pelos sentidos e, restringindo-se ao real, elabora o conjunto de subestruturas cognitivas ou esquemas de assimilação, que servirão de base para a construção das futuras estruturas decorrentes do desenvolvimento ulterior. No estágio ______, surge denominado de função simbólica, que consiste no poder de representação de objetos ou acontecimentos, tomando possível, por exemplo, a aquisição da linguagem ou de símbolos coletivos. Já no período ______, as intuições articuladas se transformam em operações classificação, ordenamento, correspondência além de se observar o surgimento das noções de tempo, causalidade, conservação, entre outras. Finalmente, na adolescência, é alcançada a independência do real, surgindo o período das ______.
Assinale a alternativa que preencha correta e respectivamente as lacunas.
Assinale a alternativa que preencha correta e respectivamente as lacunas.