Filtrar


Questões por página:
Considerando que a aprendizagem, de acordo com Saravali e Oliveira (2020), se constitui por processos, é interessante observar que os mesmos supõem interação entre diferentes contextos, aprendentes, ensinantes mediadores do conhecimento, objetos de apreensão da realidade social, estrutura mental etc. Considera-se, portanto, que a aprendizagem revela o movimento mental, psicológico, autorregulado e realizado pelo sujeito, afetado por múltiplas interações. A partir disto, as autoras, apontam alguns aspectos fundamentais para a promoção da aprendizagem. Analise as afirmativas a seguir.
I. O processo de assimilação e aquisição do conhecimento sistematizado histórica, cultural e socialmente. II. O favorecimento da interiorização das ações em imagens e em operações. III. O continuum do desenvolvimento afetando as possibilidades de aprender, os ritmos de aprendizagem, os tipos de assimilação, as adaptações em suas construções e reconstruções gradativas, rumo ao aprofundamento, à complexidade. IV. A correlação entre o desenvolvimento cognitivo e afetivo que promove a adaptação vinculada à necessidade interna e a significação ou validade significativa para o sujeito.
Assinale a alternativa que representa corretamente qual ou quais destas afirmações indica de maneira correta os processos fundamentais para a promoção da aprendizagem.
Pouco mais de quarenta anos após a morte de Jean Piaget (1896-1980), aqueles que não dimensionam a extensão de sua obra podem indagar o que ainda nos permitiria considerá-la atual, com aspectos não explorados e de fundamentos essenciais para alguns campos do conhecimento. Um desses campos em que, notadamente, temos a partir do legado piagetiano suporte teórico essencial, bem como fonte de instrumentação riquíssima é a psicopedagogia.
Considerando a teoria de Jean Piaget e o campo da psicogenética, assinale a alternativa correta.
A Psicopedagogia, como área de conhecimento volta-se à aprendizagem, considerando os sujeitos em seus sistemas e contextos, mediante a utilização de procedimentos próprios (ABPp,2019). Por isso, é função do psicopedagogo a execução de diagnóstico e intervenções que permitam que a aprendizagem se dê da melhor forma possível e nos diferentes espaços e tempos de vida.
Considerando a avaliação psicopedagógica e os processos interventivos, de acordo com Moraes (2010), analise as afirmativas a seguir.
I. O papel inicial da psicopedagogia é focado no estudo do processo de aprendizagem, diagnóstico e tratamento dos seus obstáculos. II. O psicopedagogo levanta hipóteses através da análise de sintomas que o indivíduo apresenta, dando prioridade para a queixa do sujeito, uma vez que a família e/ou a escola, podem apresentar outras queixas. Sendo assim, o foco da avaliação se dá prioritariamente na avaliação do aprendente, em detrimento dos demais agentes de seu ciclo. III. O psicopedagogo procura, portanto, compreender o indivíduo em suas várias dimensões para ajudá-lo a reencontrar seu caminho, superar as dificuldades que impeçam um desenvolvimento harmônico e que estejam se constituindo num bloqueio da comunicação dele com o meio que o cerca. IV. O psicopedagogo irá fazer uma análise da situação do aluno para poder diagnosticar os problemas e suas causas.
Estão corretas as afirmativas:
O psicopedagogo é o profissional que atua em várias instâncias da prática educativa, direta ou indiretamente ligadas à organização e aos processos de transmissão e assimilação de saberes e modos de ação, tendo em vista objetivos de formação humana previamente definidos em sua contextualização histórica (LIBÂNEO,2001, p.28). Morelato e Santos (2022), discutem a Psicopedagogia hospitalar, e apontam que esta área de atuação tem como escopo central as alternativas a seguir, exceto:
“Podemos considerar o problema de aprendizagem como um sintoma, no sentido de que o não aprender não configura um quadro permanente, mas ingressa numa constelação peculiar de comportamentos, nos quais se destaca como sinal de descompensação.” (PAZ, apud JOSÉ; COELHO,1993, p.23). A partir disto, analise as afirmativas a seguir e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) Um distúrbio de aprendizagem pressupõe uma lesão cerebral, sendo a inteligência da criança anormal. ( ) Nos distúrbios de aprendizagem, ocorre um atraso, um transtorno em um ou mais processos da linguagem falada, leitura, ortografia, caligrafia e aritmética, que pode resultar de uma possível disfunção do Sistema Nervoso Central que se pode manifestar em privações na percepção, atenção, conceitualização, memória, linguagem e funções motoras. ( ) A dislexia é uma dificuldade de aprendizagem de origem neurológica. É caracterizada pela dificuldade com a fluência correta na leitura e por dificuldade na habilidade de decodificação e soletração. Essas dificuldades resultam tipicamente do déficit no componente fonológico da linguagem que é inesperado em relação a outras habilidades cognitivas consideradas na faixa etária. ( ) É disgráfica toda criança cuja qualidade da escrita é deficiente, não sendo ela portadora de qualquer déficit neurológico importante ou intelectual que explique esta deficiência. Trata-se, portanto, de crianças intelectualmente normais, que vêm à consulta por causa de sua escrita ilegível ou muito lenta, dificuldades estas que prejudicam, em geral, a marcha normal de sua escolaridade.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.