Filtrar


Questões por página:
O aluno com TDAH é alguém que demanda um atendimento diferenciado de modo a minimizar os efeitos que o transtorno provoca, sobretudo, em sua trajetória escolar. Esse aluno deve ter assegurado seu direito à educação, conforme preveem a Constituição Federal e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) - Lei n.0 9394/96. Assim, cabe aos sistemas de ensino criar condições reais para que esse direito seja viabilizado (Carvalho,2020). Ao encontro dessa temática, registre V, para verdadeiras, e F, para falsas:


( )O TDAH cria uma distorção na percepção do tempo, portanto, tarefas mais curtas requerem lembretes externos de tempo, e tarefas mais longas requerem temporizadores agregados a tarefas partitivas.
( )O TDAH cria transtorno de déficit de motivação, portanto, para manter os alunos envoltos nas atividades, aqueles com o transtorno precisam de menos recompensas externas, tanto quanto menos responsabilidades às tarefas.
( )À resolução de problemas, é oportuno que elementos do problema sejam manuais e tangíveis, em detrimento de aspectos estritamente imagéticos.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Os estudos de Piaget, assim como os de seus seguidores, demonstraram que nem todos os conhecimentos são da mesma natureza. Portanto, de acordo com o referencial piagetiano, há três tipos de conhecimentos:

I. Conhecimento lógico-matemático II. Conhecimento linguístico III. Conhecimento social IV. Conhecimento lúdico V. Conhecimento físico

Sobre os três tipos de conhecimentos acima, assinale a alternativa correta:
Os níveis de escrita na alfabetização, de acordo com a Psicogênese da Língua Escrita de Emília Ferreiro e Ana Teberosky, descrevem o processo pelo qual as crianças passam ao aprender a ler e escrever. Observe cada hipótese e associe a segunda coluna de acordo com a primeira.

I. Pré-silábica II. Silábica III. Silábica-alfabética IV. Alfabética V. Ortográfica

( ) É o nível em que as crianças têm um controle mais sólido sobre as convenções ortográficas. Elas são capazes de escrever corretamente a maioria das palavras, sem erros ortográficos significativos;

( ) As crianças usam a escrita convencional. Entendem as relações entre letras e sons e geralmente soletram palavras de acordo com as regras ortográficas, mas ainda podem cometer erros ocasionais;

( ) As crianças combinam sílabas com letras individuais e representam a maioria dos sons corretamente. No entanto, podem escrever sílabas completas e, em outras, colocar uma letra para representar a sílaba;

( ) As crianças começam a associar letras a sons, o que significa que cada sílaba da palavra é representada por uma letra;

( ) As crianças geralmente usam garatujas ou símbolos para representar palavras.



A sequência correta é:
A brincadeira deve ser utilizada pelo professor apenas para recrear as crianças, não como atividade em si mesma, que não faça parte do plano de aula da escola. De acordo com Vygotsky, é no brinquedo que a criança aprende a agir numa esfera cognitiva. Porque ela transfere para o mesmo sua imaginação e, além disso, cria seu imaginário do mundo de faz de conta.

O trecho acima:
Seber, em “Construção da Inteligência pela Criança”, relata que o término do período sensório - motor e o início do pré-operatório é marcado pelo aparecimento: