Filtrar


Questões por página:
Ao pensarmos a conexão possível entre neurologia e desenvolvimento, mais especificamente desenvolvimento cognitivo, devemos pensar que o próprio desenvolvimento neurológico só é possível por meio da conexão do sistema neural com o ambiente. A essa conexão damos o nome de aprendizagem (ROTA; BRIDI FILHO; BRIDI, 2015). Refletindo acerca de interação entre os aspectos neurológicos do sujeito, com o ambiente, analise as afirmativas a seguir.
I. Fruto da interação neuro-biológica-genética com o ambiente, os processos interativos exigem uma modificabilidade constante do sujeito como um todo. II. O ambiente que acolhe e desafia é a base de influência do input, assim como a sua constância e repetição exercem efeitos nas organizações e estruturas corticais, ampliando a potencialidade de crescimento da arborização dentrítica. III. O conceito de plasticidade cerebral nos mostra que não é exclusivamente em intervenções físicas ou medicamentosas que o corpo vai se adaptar às novas exigências do meio. Se essas interposições ao corpo o auxiliarem, será pela interação com o meio onde o sujeito está inserido. IV. A estimulação permanente não é fruto apenas de processos formais de escolarização ou estimulação, sequer de apenas exercícios repetitivos do corpo ou do aprender. É um processo contínuo, no qual elementos e comportamentos cotidianos, permanentemente apresentados e exigidos, estimulam a complexidade relacional e interativa.
Estão corretas as afirmativas:
A psicopedagogia foi concebida como a confluência de diversas áreas do conhecimento, principalmente, a Pedagogia, a Psicologia, a Didática, dentre outras, assegurando-se como um corpo de conhecimento complexo que requer uma aproximação interdisciplinar (SOBRINHO, 2015). Sobre as funções da psicopedagogia, assinale a alternativa incorreta.
Enquanto processo de investigação de transtornos ou patologias referente à aprendizagem humana, a avaliação psicopedagógica é um valioso ferramental para identificar e compreender a fonte das dificuldades apresentadas pelo aluno. Dependendo do seu resultado, é possível identificar algo mais severo, que exija intervenções mais complexas posteriormente. Dentre as etapas principais desse processo inicial, destacam-se:
1. Entrevista familiar.2. Aplicação de EOCA.3. Aplicação de provas operatórias.4. Técnicas projetivas e provas pedagógicas.5. Anamnese com os pais ou responsáveis.6. Devolutiva aos pais ou responsáveis.
Assinale:
Além de ser empregada em treinamentos empresariais para fins de interação, descontração ou recrutamento e seleção de pessoas, essa técnica, criada pelo psicólogo Kurt T. Lewin, também pode ser utilizada em atividades psicopedagógicas com o objetivo de analisar, integrar, socializar e desenvolver educandos com déficits de aprendizagem. Estamos nos referindo:
Para o Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais: DSM-5 (5.ed. Porto Alegre: Artmed,2014), publicado pela American Psychiatric Association – APA, são considerados transtornos globais do desenvolvimento:
I. Transtorno de espectro autista. II. Transtorno afetivo bipolar. III. Transtorno de personalidade borderline. IV. Transtorno obsessivo-compulsivo.
Assinale: