Filtrar


Questões por página:
Conforme La Taille, Oliveira e Dantas (1992), a linguagem humana, sistema simbólico fundamental na mediação entre sujeito e objeto de conhecimento, tem, para Vygotsky, duas funções básicas:
Conforme La Taille, Oliveira e Dantas (1992), na psicogenética de Henri Wallon, a ___________ ocupa lugar central, tanto do ponto de vista da construção da pessoa quanto do conhecimento. Ambos se iniciam num período que ele denomina impulsivo-emocional e se estende ao longo do primeiro ano da vida.
Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do texto.
Considere a tirinha abaixo.

Q49.png (628×198)

A colaboração por meio do trabalho em grupo tem sido destacada na literatura como um componente importante da prática pedagógica docente e de todos os que trabalham na escola, seja para o desenvolvimento profissional dos atores educacionais, seja para o aprendizado dos estudantes. Sobre a tirinha do Calvin, analise as afirmativas a seguir:

I. O que caracteriza um grupo é a união de pessoas em torno de objetivos comuns, compartilhando a construção de conhecimento e a resolução de conflitos.
II. O trabalho em grupo requer colaboração, o que implica se desprender de posições arraigadas e reconhecer fragilidades cognitivas.
III. A colaboração só pode ocorrer quando há uma relação horizontal, uma relação entre iguais, extinguindo o papel da liderança.
IV. No ambiente escolar, a colaboração é mais fácil de ocorrer entre professores do que entre alunos, pois adultos são mais capazes de sublimar conflitos.
V. O trabalho em grupo colaborativo abandona os alunos fracos ou desmotivados à própria sorte, prejudicando-os em sua trajetória escolar.

Está correto o que se afirma APENAS em
De acordo com Macedo (2008), o ser humano constrói sua imagem corporal na relação com o mundo vivido e essa percepção não ocorre sempre da mesma maneira, isto é, se alterar a percepção, negativa ou positivamente, alterará sua autoimagem.

Segundo a autora, especificamente no caso de pessoas com deficiência física, pela sua diferença corporal ser, em geral, significativa, essa percepção
Bampi et al. (2010) afirmam que, no Brasil, as pesquisas se concentram nas áreas técnicas da biomedicina, da psicologia do desenvolvimento ou da educação especial. Para o modelo social, a deficiência é fruto das desvantagens ou restrições provocadas pela organização social contemporânea que pouco ou nada considera aqueles que possuem lesões físicas e os exclui das principais atividades da sociedade.

De acordo com as autoras, o modelo social