Questões de Concurso
Filtrar
766 Questões de concurso encontradas
Página 20 de 154
Questões por página:
I. O conhecimento, segundo Skinner, é alcançado passo a passo no percurso dos estágios universais, pré-determinados pelo desenvolvimento biológico.
II. A inteligência articula sexualidade e conhecimento. A força sexual inconsciente, desviada do objeto original, aciona a atividade intelectual, segundo Henry Wallon.
III. A busca pelo conhecimento surge sempre e primeiro no contato com outras pessoas e posteriormente é internalizado. O conhecimento, então, possui uma função psicológica especificamente humana, segundo Vygotsky.
Marque a alternativa CORRETA:
Julgue o item que se segue.
Os currículos escolares são elaborados exclusivamente com base em teorias pedagógicas comportamentais, ignorando abordagens construtivistas e outras perspectivas educacionais.
Julgue o item que se segue.
Segundo Piaget, o desenvolvimento cognitivo passa por quatro estágios distintos: sensório-motor, pré-operatório, operatório-concreto e operatório-formal. Cada estágio é caracterizado por diferentes capacidades e formas de pensamento, representando uma progressão qualitativa no processamento de informações e na compreensão do mundo.
Julgue o item que se segue.
Piaget reconheceu a importância da escola e do ambiente educacional no desenvolvimento cognitivo da criança. No entanto, por ter conhecimento inatos, transmitidos geneticamente, essa influência da escola torna-se restrita à transmissão de conhecimento acadêmicos que serão importantes na vida escolar dos estudantes.
Julgue o item que se segue.
Vygotsky argumentou que a mediação pedagógica tem impacto pouco significativo no desenvolvimento das crianças, pois elas são essencialmente autônomas na construção do conhecimento. Ele defendeu uma abordagem educacional que prioriza a autonomia do aluno, minimizando a importância da intervenção do professor.