Filtrar


Questões por página:
Em uma turma de 4º ano, a professora propõe uma atividade de leitura em grupos. Alguns alunos com dificuldades individuais apresentam avanços quando interagem com colegas mais experientes. Entretanto, parte da equipe pedagógica insiste que apenas provas individuais revelam o "verdadeiro" nível de aprendizagem. Com base nos pressupostos construtivistas e sócio-históricos, assinale a alternativa correta.
Leia o excerto abaixo:
Nos estudos sobre a psicogênese da língua escrita, Emilia Ferreiro demonstrou que a criança constrói hipóteses sobre a escrita antes mesmo da alfabetização formal. Esse processo evidencia que o erro é revelador das etapas de conhecimento e está ligado à formulação de ______________.

Preencha a lacuna acima e assinale a alternativa correta.
Com base na Psicologia Histórico-Cultural, proposta por Vygotsky e aprofundada por Newton Duarte, a forma que a teoria da Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP) deve reconfigurar a prática pedagógica cotidiana no contexto da sala de aula é:
Transtorno específico de aprendizagem que se caracteriza por uma dificuldade persistente no ato motor da escrita, que afeta a legibilidade e a rapidez da caligrafia, independentemente das condições educativas e na ausência de neuropatologia ou perturbação sensório-motora aparente. Trata-se de uma dificuldade relacionada à coordenação motora fina envolvida na escrita à mão, e não a problemas com as regras ortográficas ou linguagem em si. Essa é a caracterização de um distúrbio da aprendizagem denominado:
Visualizar Questão Comentada

As teorias de ensino e aprendizagem oferecem muitas ferramentas para professores e alunos durante a construção do conhecimento em sala de aula. A teoria sociointeracionsita de segundo Vygotsky, é uma interação entre um grupo de indivíduos, onde trocam informações, experiências e objetivos, e, forma-se o processo de aprendizagem, assim o aprendizado não é necessariamente precedido do desenvolvimento de bases psicológicas, mas se desenvolve em interação contínua. O aluno entra na escola com conhecimentos prévios e cada situação de aprendizagem vem da existência de uma história. Vygotsky desenvolveu os conceitos de Zona de Desenvolvimento Real e Zona de Desenvolvimento Proximal. O conceito de Desenvolvimento Proximal corresponde:

Visualizar Questão Comentada