Questões de Concurso
Filtrar
883 Questões de concurso encontradas
Página 25 de 177
Questões por página:
SERTORI, Natalia Maria. Teorias da aprendizagem. Gama, DF: UNICEPLAC,2021. (adaptado).
Considerando as informações do texto apresentado e os pressupostos da teoria Vygotskyana, avalie as afirmações a seguir:
I. Enfatiza o papel da linguagem e do processo histórico social no desenvolvimento do indivíduo.
II. Parte da pressuposição de que é na troca com outros sujeitos que o conhecimento e as funções sociais são assimilados.
III. Confere ao professor um papel significativo na aprendizagem do aluno ao intervir nos processos e provocar avanços, criando o que ele chamava de zonas de desenvolvimento proximal.
IV. Em sua teoria acentua sobre a questão da afetividade expressa de três maneiras: por meio da emoção, do sentimento e da paixão.
V. Defende o pensamento de que o aluno não é apenas ativo, mas também interativo, pois adquire conhecimentos a partir de relações intra e interpessoais.
É CORRETO apenas o que se afirma em:
Segundo Vygotsky existem três momentos importantes da aprendizagem da criança.
( 1 ) Zona de desenvolvimento potencial.
( 2 ) Zona de desenvolvimento real.
( 3 ) Zona de desenvolvimento proximal.
( ) Tudo que a criança realiza com o apoio de outras pessoas.
( ) Tudo que a criança ainda não domina, mas que se espera que ela seja capaz de realizar.
( ) Tudo que a criança já é capaz de realizar sozinha.
A ordem CORRETA está inserida na alternativa:
I. Zona de Desenvolvimento Proximal, que descreve a distância entre o que a criança pode fazer sozinha e o que pode fazer com ajuda.
II. Conflitos Cognitivos, que surgem quando a criança confronta novas informações que desafiam seus esquemas preexistentes.
III. Esquemas, que representam as estruturas mentais que as crianças utilizam para organizar e interpretar informações.
IV. Interação Intersubjetiva, que descreve a troca de significados entre indivíduos no processo de aprendizagem.
V. Equilíbrio Dinâmico, que envolve a constante reorganização dos processos mentais em busca de estabilidade cognitiva.
Quais estão corretos?
Segundo a teoria walloniana, o desenvolvimento se dá de forma descontínua e, a cada estágio de desenvolvimento infantil, há uma reformulação dos estágios. A respeito das principais características do estágio sensório-motor, avaliar se as afirmativas são certas (C) ou erradas (E) e assinalar a sequência correspondente.
( ) Trata-se de uma fase de construção do sujeito em que a atividade cognitiva se acha indiferenciada da atividade afetiva.
( ) A criança desenvolve a inteligência prática e a capacidade de simbolizar.
( ) Período de intensa exploração do mundo físico em que predominam as relações cognitivas com o meio.