Filtrar


Questões por página:
A obra de Vygotsky propõe que as funções superiores da consciência, como pensamento, linguagem e memória, são construídas pela interação social e histórica. Nesse sentido, o desenvolvimento infantil ocorre com base em instrumentos culturais e históricos que a criança usa para seu crescimento psicológico. Inicialmente dependente dos processos biológicos, a criança, ao interagir com o ambiente adulto, desenvolve funções psicológicas complexas que passam de processos externos (interpsíquicos) para internos (intrapsíquicos).
Nessa perspectiva teórica, a psicologia infantil é formada pela:
Para Henri Wallon, o desenvolvimento infantil é um processo complexo destacando que o desenvolvimento infantil é caracterizado pela:
A educação das pessoas com necessidades educacionais passou por alguns estágios. Sobre esses estágios, assinalar a alternativa que preenche as lacunas abaixo CORRETAMENTE:

A _____________ ocorre quando a escolarização de estudantes com deficiência é oferecida em ambientes separados, como nas escolas especiais, isolados de alunos sem deficiência. Na _____________ ocorre um processo de reforma sistêmica, que envolve a adequação de métodos de ensino e abordagens, para proporcionar um ambiente de aprendizagem igualitário e participativo para todos os alunos.
Tipo de transtorno caracterizado pela deficiência persistente e clinicamente significativa da comunicação (verbal e não verbal) usada para a interação social; padrões restritivos e repetitivos de comportamentos, interesses e atividades, manifestados por comportamentos motores ou verbais estereotipados ou por comportamentos sensoriais incomuns:
Um dos objetivos no processo educativo da criança é que ela desenvolva suas capacidades emocionais. Com base nisso, assinalar a alternativa que preenche a lacuna abaixo CORRETAMENTE:

_________________ é a capacidade de suportar o efeito das emoções desagradáveis. Através da experiência de superar as situações desagradáveis, ou de suportá-las quando inevitáveis, adquire-se a capacidade de lidar com essas situações sem que provoquem um problema excessivo. Por isso, não é conveniente superproteger a criança, a fim de que a experiência vital normal permita sua formação saudável.