Filtrar


Questões por página:

Julgue o item a seguir.


Durante a primeira infância, a plasticidade cerebral é maximizada devido a uma combinação complexa de fatores neurobiológicos, incluindo a proliferação de sinapses, do refinamento sináptico e a poda sináptica guiada por atividade neuronal. Esses processos altamente dinâmicos permitem uma adaptação flexível do cérebro infantil ao ambiente, facilitando o desenvolvimento de habilidades cognitivas, emocionais e sociais fundamentais.

Julgue o item a seguir.


Na primeira infância, as crianças absorvem informações apenas por meio do ambiente ao seu redor, sem a necessidade de interação social ou estímulos específicos, como propõe a teoria sociocultural de Vygotsky.

Julgue o item a seguir.


Durante a primeira infância, as crianças não desenvolvem habilidades motoras refinadas, uma vez que seus corpos ainda não estão suficientemente desenvolvidos para realizar movimentos complexos e coordenados, de acordo com a teoria do desenvolvimento motor de Gesell.

A obra de Vygotsky propõe que as funções superiores da consciência, como pensamento, linguagem e memória, são construídas pela interação social e histórica. Nesse sentido, o desenvolvimento infantil ocorre com base em instrumentos culturais e históricos que a criança usa para seu crescimento psicológico. Inicialmente dependente dos processos biológicos, a criança, ao interagir com o ambiente adulto, desenvolve funções psicológicas complexas que passam de processos externos (interpsíquicos) para internos (intrapsíquicos).
Nessa perspectiva teórica, a psicologia infantil é formada pela:
Para Henri Wallon, o desenvolvimento infantil é um processo complexo destacando que o desenvolvimento infantil é caracterizado pela: